Os SUVs médios estão conquistando as ruas brasileiras a passos largos, com novos modelos desembarcando constantemente. Será mostrado os destaques desse segmento, revelando qual veículo oferece o melhor equilíbrio entre preço e recursos.
Caoa Chery Tiggo 7: O Campeão de Valor
Quando se trata de SUVs médios acessíveis, o Caoa Chery Tiggo 7 reina soberano. Seu lançamento em 2021, juntamente com a versão Sport de entrada, impulsionou as vendas de forma meteórica. Com um preço inicial de apenas R$ 134.990, o Tiggo 7 Sport se tornou o SUV médio mais acessível do Brasil, superando rivais como Volkswagen Taos e Honda ZR-V.
Motor e Desempenho
O coração do Tiggo 7 Sport é um eficiente motor 1.5 turbo flex de 150 cv e 21,4 kgfm de torque, sem injeção direta. Esse conjunto é acoplado a uma transmissão CVT com nove marchas simuladas, proporcionando uma experiência de condução suave e responsiva.
Equipamentos e Tecnologia
Mesmo sendo a versão de entrada, o Tiggo 7 Sport não decepciona em termos de equipamentos. Ele possui um painel digital, partida por botão e chave presencial, proporcionando um toque de sofisticação.
Opções Adicionais
Para aqueles que buscam mais potência, a Caoa Chery oferece duas opções superiores:
- Tiggo 7 Pro: Equipado com o motor 1.6 turbo a gasolina do Tiggo 8, produzindo 187 cv e 28 kgfm de torque, combinado com um câmbio automatizado de dupla embreagem e sete marchas.
- Tiggo 7 Pro Hybrid: Combina o motor 1.5 turbo com um sistema micro-híbrido de 48V, alcançando 160 cv e 25,5 kgfm de potência combinada.
Outros Destaques no Segmento de SUVs Médios
Embora o Caoa Chery Tiggo 7 seja o destaque em termos de custo-benefício, existem outros modelos notáveis neste segmento que merecem atenção.
Caoa Chery Tiggo 8: Espaço e Versatilidade
O Caoa Chery Tiggo 8 é atualmente o SUV médio de sete lugares mais acessível no mercado brasileiro. Ele compartilha o mesmo conjunto mecânico do Tiggo 7 Pro, com um motor 1.6 turbo a gasolina de 187 cv e 28 kgfm, acoplado a um câmbio automatizado de dupla embreagem. sete marchas – ele oferece espaço generoso e versatilidade para famílias.
Chevrolet Equinox: Luxo Discreto
O Chevrolet Equinox pode passar despercebido, mas é uma opção premium no segmento. Equipado com um motor 1.5 turbo a gasolina de 172 cv e 27,8 kgfm, combinado com um câmbio automático de seis marchas, ele impressiona com recursos como teto solar panorâmico e rodas de 19″. No entanto, é importante estar atento aos custos elevados das peças.
Ford Territory: Nova Geração Renovada
Em 2023, o Ford Territory estreou uma nova geração no Brasil, com visual totalmente reformulado e dimensões ligeiramente maiores. Seu motor 1.5 turbo agora produz 169 cv e 25,5 kgfm, enquanto um novo câmbio automatizado de dupla embreagem e sete marchas substitui o antigo CVT, proporcionando uma experiência de condução aprimorada.
Honda ZR-V: O “SUV do Civic”
Apelidado de “SUV do Civic” por compartilhar a mesma plataforma do sedã, o Honda ZR-V vem com um motor 2.0 aspirado a gasolina, entregando 161 cv e 19,1 kgfm, combinado com um câmbio CVT. Embora não ofereça a opção híbrida do Civic, o ZR-V compensa com uma lista recheada de equipamentos, incluindo carregador de celular por indução, multimídia de 9″ e assistentes semiautônomos.
Hyundai Tucson: Fim de uma Era
Mesmo com um visual renovado em 2023, a geração antiga do Hyundai Tucson está com os dias contados no Brasil. Fabricado na unidade da Caoa em Anápolis (GO), o SUV conta com um motor 1.6 turbo a gasolina de 177 cv, acoplado a um câmbio automatizado de dupla embreagem e sete marchas. No entanto, sua produção será encerrada neste ano.
Jeep Compass e Commander: Poder e Versatilidade
O Jeep Compass, vencedor do ano passado, trouxe novidades na linha 2025, incluindo a adição do potente motor 2.0 turbo a gasolina de 272 cv, o mesmo utilizado na Ram Rampage. O Jeep Commander, seu irmão maior de sete lugares, também recebeu as mesmas atualizações, além de uma nova versão de cinco lugares, a Longitude.
Kia Sportage: Luxo Premium
Importada da Eslováquia, a quinta geração do Kia Sportage chegou ao Brasil em 2022 e foi premiada como Carro Premium do Ano pela Autoesporte no ano passado. Com um visual totalmente renovado e um motor 1.6 turbo a gasolina de 180 cv auxiliado por um sistema micro-híbrido de 48V, o Sportage oferece uma experiência de condução refinada, embora com um custo de peças e revisões acima da média.
Mitsubishi Eclipse Cross: Tração Integral Opcional
Um dos poucos carros nessa categoria com tração integral disponível, o Mitsubishi Eclipse Cross é equipado com um motor 1.5 turbinado de 165 cv e 25,5 kgfm de torque, combinado com um câmbio CVT. Embora ofereça recursos interessantes, como head up display colorido e bancos aquecidos, a desvalorização e os custos de manutenção podem ser um desafio.
Subaru XV: A Opção Japonesa Discreta
A Subaru, famosa pelo sedã Impreza, tem no XV seu único SUV médio disponível no Brasil. Equipado com um motor 2.0 micro-híbrido e-Boxer de 150 cv e 19,5 kgfm de torque, combinado com um câmbio CVT e tração integral, o XV pode não ser excepcional em termos de desempenho, mas oferece a confiabilidade da marca japonesa.
Toyota Corolla Cross: Sucesso Renovado
Produzido em Sorocaba (SP), o Toyota Corolla Cross recebeu uma reestilização na linha 2025, deixando seu visual mais moderno e sua lista de equipamentos mais recheada. Embora o motor 2.0 flex tenha sofrido uma leve redução na potência e torque para se adequar às leis de emissões, agora é mais econômico.
Volkswagen Taos: Aguardando Inovação
Desde seu lançamento em 2021, o Volkswagen Taos permaneceu praticamente inalterado em termos de design e mecânica No entanto, rumores indicam que ele pode ser o primeiro a receber o sistema híbrido flex da marca alemã. Atualmente, ambas as versões disponíveis vêm com um motor 1.4 turbo de 150 cv e 25,5 kgfm de torque, acoplado a um câmbio automático de seis marchas.
Caoa Chery Tiggo 7: Escolha Sábia para o Melhor Custo-Benefício
Ao navegar pelo vasto universo dos SUVs médios, é essencial considerar cuidadosamente os fatores de custo, desempenho, equipamentos e confiabilidade. Enquanto opções premium como o Kia Sportage e o Chevrolet Equinox oferecem luxo e sofisticação, o Caoa Chery Tiggo 7 se destaca como a escolha mais inteligente para aqueles que buscam o melhor equilíbrio entre preço e recursos.
Com seu preço acessível, motor eficiente, transmissão suave e lista de equipamentos impressionante, o Tiggo 7 Sport estabelece um novo padrão de custo-benefício no segmento de SUVs médios no Brasil. Seja para uso familiar ou diário, esse veículo promete uma experiência de condução agradável e econômica, sem sacrificar o conforto e a praticidade.
Ao considerar a compra de um SUV médio, não deixe de explorar as opções disponíveis e comparar cuidadosamente os recursos, preços e custos de manutenção. Com uma escolha bem informada, você pode desfrutar de um veículo versátil e confiável que atenda às suas necessidades e orçamento.