Você sabe quais são as coisas que desgastam os freios mais rápido? Nesta matéria, vamos falar tudo sobre as pastilhas de freio que, por sua vez, são resinas, partículas metálicas ou fibras sintéticas que mantêm atrito com os discos para garantir a frenagem do automóvel. Essa combinação de componentes desgasta naturalmente por causa desse atrito, mas você pode aumentar a vida útil deles usando corretamente. Então, veja mais:
Quanto tempo dura a pastilha de freio?
Antes de qualquer coisa, você precisa entender quando acontece o desgaste natural das pastilhas de freio. Afinal, diversos fatores influenciam no desgaste desses itens que são submetidos ao atrito elevado durante a frenagem. Por causa disso, a sua vida útil varia de acordo com o uso dos motoristas. Visto que, algumas coisas que desgastam os freios mais rápido podem ser evitadas a fim de prolongar a durabilidade desses componentes.
Geralmente, as pastilhas de freio são construídas para durar cerca de 10 mil quilômetros rodados. Mas, a estimativa é baseada em situações em que o motorista mantém todo o cuidado necessário para evitar maior desgaste. Sendo assim, veja as coisas que desgastam os freios mais rápido e evite-as para prolongar a vida útil das pastilhas:
Redução brusca de velocidade
Muita gente acelera demais e acaba percebendo que precisará reduzir a velocidade quando estiver muito perto do obstáculo. Por exemplo, imagine que você está acelerando muito e não percebe que o quebra-molas estava próximo. Nesse caso, você precisará apertar o pedal do freio com muita intensidade para garantir uma parada mais brusca.
Esse esforço vai causar o desgaste excessivo dos materiais usados na pastilha de freio como as fibras sintéticas, por exemplo. Portanto, evite andar acima da velocidade permitida para a via porque engenheiros de tráfego já estimaram que você vai precisar dos freios em alguns locais e eles devem estar em boas condições para serem acionados.
Falta de lubrificação do sistema de freios
A lubrificação é essencial para garantir o funcionamento de quaisquer componentes móveis em um conjunto mecânico. Nesse sentido, uma das coisas que desgastam os freios mais rápido é a falta de lubrificante no sistema. Afinal, as peças geram atrito quando entram em contato e isso danifica esses componentes de forma rápida. Portanto, você não deve se esquecer de completar o fluído lubrificante de freios sempre que for necessário.
Veículos com sobrecarga
Todos os veículos foram construídos para suportar determinada carga sem que haja pressão em seus componentes mecânicos. Nesse sentido, os pneus e os freios são os mais cobrados por causa do excesso de carga colocado sobre esses veículos. Então, você precisa respeitar os limites impostos para o seu veículo a fim de evitar desgaste excessivo desses componentes.
Afinal, essa é uma das coisas que desgastam os freios mais rápido e é por causa disso que precisamos ser cautelosos. Sendo assim, procure o manual do fabricante do seu veículo para saber qual é o limite permitido para seu carro. Dessa forma, você precisará respeitar essa capacidade para não forçar o funcionamento dos componentes desse sistema de frenagem.