Você sabe o que é adulteração de chassi? Nesta matéria, vamos falar tudo sobre essa prática que é ilegal para que você a evite considerando o que pode causar em sua vida. Sendo assim, veja até o final e entenda o que pode acontecer com quem é flagrado com veículo que tenha o chassi adulterado:
Veja o que adulteração de chassi pode causar
Quem acompanha os noticiários sabe que a adulteração de chassi aparece com frequência em notícias policiais. O número composto por 17 caracteres é parte do documento do veículo e precisa ser mantido de forma legível par que as autoridades saibam a procedência do automóvel.
Essa numeração está relacionada ao fabricante, à área de fabricação do veículo e à carroceria desse automóvel. Por isso, todo cuidado é pouco com essa numeração que deve ser mantida em condições legíveis. Logo abaixo, vamos falar mais sobre o assunto para entendermos o que a adulteração de chassi pode causar. Confira:
Como identificar adulteração de chassi
Você está pensando em comprar um veículo e quer saber se existe qualquer adulteração de chassi? Afinal, alguns vendedores de má fé alteram esses números e modificam até os documentos do veículo a fim de conseguir vender esses automóveis que, muitas vezes, estão irregulares.
Desse modo, a adulteração de chassi pode acontecer por raspagem, polimento e até acabamentos feitos com quaisquer máquinas de usinagem. Por causa disso, voc~e precia analisar o verso da chapa metálica a fim de saber se qualquer alteração foi feita. Esse número pode ser encontrado em diversos locais do seu veículo como no porta-malas, no assoalho do passageiro ou abaixo do banco traseiro. Além disso, a numeração dos vidros serve como referência para a fiscalização de agentes de trânsito.
Quais as consequências da adulteração de chassi
Atualmente, a adulteração de chassi ou qualquer número de identificação do veículo é considerada crime. Por isso, mesmo que você seja o comprador, saiba que poderá ser preso se for flagrado com veículo com chassi adulterado. A pena é de 3 até 6 anos de acordo com o artigo 311 do Código Penal.
Afinal, essa norma penal faz com que esse veículo seja apreendido no ato da abordagem e com que o condutor seja encaminhado para a delegacia para prestar depoimento. Por isso, veja o que fazer se você notar que o carro está com adulteração do chassi antes de realizar qualquer negócio:
O que fazer com o carro que contém adulteração de chassi
Se você notar adulteração de chassi procure as autoridades porque você poderá fazer a remarcação dos números corretamente. No entanto, o veículo estará sujeito à depreciação de 20 até 30% do seu valor por causa disso. E, algumas revendedoras não fazem negócio com veículos que tenham passado por qualquer processo de adulteração do chassi.
Além disso, você precisa da autorização do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) para realizar qualquer remarcação desses números. Para isso, todos os débitos do veículo devem estar em dia como IPVA, licenciamento e multas. Ou seja, a adulteração de chassi pode gerar muitos problemas, não é mesmo? Então, evite veículos que tenham esse histórico.