Quer saber como resolver restrição no carro? Então, veja esta matéria completa porque vamos falar tudo sobre essa condição que pode gerar muita dor de cabeça para os compradores de veículos. Visto que, seja comprando em concessionárias, seja comprando diretamente com o dono, não é raro encontrar pessoas que usam de má-fé na hora de fechar negócio rapidamente.
Nesse sentido, muitos acabam comprando o veículo sem imaginar que tenha qualquer restrição relacionada ao automóvel em questão. Depois, a restrição aparece no sistema e acaba gerando muita dor de cabeça para os proprietários atuais desse veículo. Então, vamos falar sobre como resolver restrição no carro para te ajudar. Confira:
Veja como resolver restrição no carro
Logo abaixo, vamos falar sobre alguns tipos de restrições veiculares que podem gerar muitos problemas para os proprietários de automóveis. Portanto, veja o que fazer para resolver restrição no carro:
Restrição administrativa
A restrição veicular administrativa está relacionada aos processos mais comuns que têm relação com automóveis. Muitas vezes, ela está relacionada à transferência, pagamento de taxas e impedimentos no Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores).
Ou seja, o atraso no pagamento de impostos, débitos que não foram pagos ou outras irregularidades podem resultar em impedimentos dessa natureza. Nesse caso, você precisa realizar o pagamento desses débitos para deixar o carro regularizado, seja para transferência, seja para licenciamento anual obrigatório.
Restrição veicular judicial
A restrição veicular judicial está relacionada ao impedimento por ordem judicial. Por isso, o Detran não possui qualquer autoridade para remover tal restrição porque esse procedimento deve ser feito nos tribunais que geraram o impedimento. Esse problema tem relação, na maioria dos casos, com divórcio, herança, acidentes de trânsito ou dívidas que resultam na apreensão do veículo para penhora.
Nesse caso, o veículo ficará registrado no Renajud (Restrições Judiciais Sobre Veículos Automotores). Nesse caso, você precisa aguardar que a situação judicial seja devidamente julgada para que possa voltar a circular com esse veículo novamente. Para isso, você vai precisar de um advogado para mover uma ação que remova esse impedimento na justiça.
Restrição de penhora
A restrição de penhora é realizada diretamente no Renavam. Por isso, as informações como preço do veículo e quando esse automóvel foi penhorado constam nesse registro. Nesses casos, o veículo não poderá ser transferido porque o automóvel está à disposição da justiça para execução de penhora para o pagamento de dívidas.
A consulta ao Renajud é uma atividade restrita às pessoas autorizadas para realizar a pesquisa. Portanto, veja o que fazer para remover restrição no carro:
Como remover restrição no carro?
Em primeiro lugar, você precisa fazer a consulta ao Renajud com o auxílio de um profissional credenciado para realizar esse procedimento. No Estado de São Paulo, o Detran emite um certificado digital para os profissionais que atuam em despachantes. Por isso, você precisa procurar uma dessas empresas para descobrir a natureza da restrição veicular.
Depois disso, você precisa regularizar a situação e realizar uma vistoria veicular, quando necessário, para remover restrição no carro. Muitas vezes, esse processo leva algum tempo para ser finalizado e isso gera muita dor de cabeça e gastos para os atuais proprietários do automóvel.