Você sabe quando usar aditivo no motor? Se não, veja esta matéria e entenda a razão que explica porque alguns mecânicos pedem para que os motoristas usem esse produto para melhorar o funcionamento do veículo. Logo abaixo, vamos falar sobre a necessidade e até sobre a quantidade necessária para não danificar as peças que compõem o motor do seu veículo.
Para que serve o aditivo no motor?
Antes de qualquer coisa, você precisa entender o que é esse produto para entender quando usar aditivo no motor, não é mesmo? Então, entenda que esse produto é usado para que o carro continue funcionando bem, especialmente para que o motor não altere o bom funcionamento do motor.
Além desse produto, você pode encontrar aditivos para radiador e para motor em lojas especializadas. No caso do produto para radiadores, você encontra aditivos orgânicos, químicos e sintéticos e não se deve misturar esses produtos porque pode resultar em problemas para as peças.
Qual a diferença entre o aditivo para motor e dos outros produtos?
O aditivo tem a função de reduzir o atrito entre as peças para prolongar a vida útil delas. Além disso, esse produto age na redução da temperatura do motor para garantir seu bom funcionamento. Além disso, o aditivo para motor aumenta a vida útil do lubrificante usado no motor e acaba auxiliando na redução de vazamentos e prevenção da corrosão.
No entanto, muitos mecânicos preferem indicar que os proprietários usem óleos de alta qualidade ao invés do aditivo no motor. Portanto, consulte o mecânico que cuida do seu automóvel para saber quando usar aditivo no motor porque ele conhece as condições do seu carro e entenderá a necessidade e quantidade necessária para melhorar seu veículo.
Então, devo ou não usar aditivo no motor?
Agora, você deve estar confuso sobre quando usar aditivo no motor, não é mesmo? Como foi dito, a melhor pessoa para responder quando usar aditivo é o mecânico que já está habituado a corrigir os problemas no seu veículo. Visto que, alguns óleos já contêm aditivos que promovem a qualidade que mencionamos anteriormente.
Por causa disso, você não deve colocar aditivos por conta própria porque o excesso desse produto pode causar o efeito contrário do que você está buscando. Afinal, se o óleo que está sendo colocado no seu motor já contém os componentes presentes no aditivo, este produto passa a não ter mais utilidade no seu caso.
Então, quando devo usar aditivo no motor?
Desse modo, você deve estar se perguntando quando usar aditivo no motor, não é mesmo? Como vimos, não se pode estimar quando usar aditivo no motor sem conhecer as condições do seu veículo. No entanto, a exceção vale para os motores que são considerados como “cansados”. Ou seja, se você tem um veículo que já rodou mais de 100 mil quilômetros, o aditivo pode trazer benefícios para reduzir a queima excessiva de óleo. Além disso, o aditivo vai reduzir a possibilidade de que o lubrificante passe pelas folgas dos anéis e cilindros do bloco do motor.