Com a crescente demanda por opções de transporte mais ecológicas e econômicas, o segmento de carros híbridos tem conquistado espaço significativo no mercado automotivo brasileiro. À medida que as marcas chinesas ingressam no país, a concorrência se intensifica, proporcionando uma maior variedade de modelos a preços mais acessíveis. Essa tendência não apenas impulsiona as vendas de veículos eletrificados, mas também familiariza os consumidores com essa tecnologia inovadora.
O Avanço dos Carros Híbridos no Brasil
De acordo com dados da ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico), o primeiro semestre de 2024 testemunhou um aumento expressivo de 146% nas vendas de veículos leves eletrificados no Brasil, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Surpreendentemente, os carros híbridos representaram cerca de 61% desse total, atingindo aproximadamente 48.100 unidades comercializadas.
Entendendo os Diferentes Tipos de Carros Híbridos
Antes de mergulharmos na lista dos carros híbridos mais baratos do Brasil em 2024, é essencial compreender as principais categorias desses veículos:
- Híbridos Leves (MHEV): Também conhecidos como Mild Hybrid Electric Vehicles (MHEV), esses carros possuem um sistema híbrido de 48V que auxilia o motor a combustão durante as acelerações e partidas, proporcionando um leve aumento na eficiência energética.
- Híbridos Completos (HEV): Os Hybrid Electric Vehicles (HEV) combinam um motor a combustão com um motor elétrico e uma bateria de maior capacidade, permitindo que o veículo opere exclusivamente no modo elétrico por curtas distâncias.
- Híbridos Plug-in (PHEV): Os Plug-in Hybrid Electric Vehicles (PHEV) possuem baterias de maior capacidade que podem ser recarregadas por meio de uma fonte externa, proporcionando uma autonomia elétrica mais ampla em comparação com os híbridos completos.
Com essas definições em mente, vamos explorar os 12 carros híbridos mais acessíveis disponíveis no mercado brasileiro em 2024.
12. Caoa Chery Tiggo 8 Pro Plug-In Hybrid e GWM Haval H6 PHEV19 – R$ 239.990
Empatados como os híbridos plug-in mais caros desta lista, o Caoa Chery Tiggo 8 Pro e o GWM Haval H6 PHEV19 oferecem características distintas que os tornam opções atraentes no segmento de SUVs médios.
O Caoa Chery Tiggo 8 Pro se destaca por sua generosa capacidade para sete ocupantes, proporcionando amplo espaço interno e conforto excepcional. Além disso, seu design tecnológico impressiona com três telas de alta resolução: um quadro de instrumentos digital de 12,3 polegadas, uma central multimídia de 12,3 polegadas e uma tela dedicada ao controle do sistema de ar-condicionado.
11. BYD Song Plus DM-i – R$ 239.800
O BYD Song Plus DM-i, recentemente atualizado para sua linha 2025, é o híbrido plug-in mais vendido no Brasil. Com um aumento de R$ 10.000 em relação à versão anterior, o modelo agora custa R$ 239.800 e apresenta melhorias em sua bateria e na cabine.
10. Haval H6 HEV2 – R$ 216.000
A versão de entrada do GWM Haval H6, o H6 HEV2, é um híbrido completo, semelhante a um Toyota Prius. Ele possui uma bateria de 1,6 kWh capaz de recarregar energia durante as frenagens, dispensando a necessidade de um carregador externo.
9. Toyota Corolla Cross XRV – R$ 202.690
O Toyota Corolla Cross XRV é a versão híbrida completa mais acessível da linha Corolla. Combinando um motor 1.8 flex de 98 cv com um motor elétrico de 72 cv, o conjunto entrega uma potência total de 122 cv, o que pode limitar seu desempenho.
8. Kia Niro – R$ 199.990
Chegando abaixo dos R$ 200.000, temos o Kia Niro, um SUV sul-coreano que recebeu uma versão de entrada no ano passado para tornar-se mais competitivo no mercado brasileiro.
7. Toyota Corolla Altis Hybrid – R$ 190.120
O Toyota Corolla Altis Hybrid, o primeiro carro híbrido flex do mundo, recebeu uma atualização no início deste ano, com novidades estéticas, tecnológicas e de conectividade.
6. BYD Song Pro – R$ 189.800
O novo SUV híbrido da BYD, o Song Pro, oferece uma opção mais acessível em comparação com o seu irmão Song Plus. O modelo estreou com duas versões: a GL, custando R$ 189.800, e a GS, por R$ 199.800.
5. BYD King – R$ 175.800
Outro lançamento da BYD que se destaca na lista dos híbridos mais baratos do Brasil é o BYD King. Com o objetivo claro de se tornar o principal rival do Toyota Corolla, o King chegou com duas versões: a GL, mais barata, custando R$ 175.800, e a GS, mais cara, por R$ 187.800.
4. Caoa Chery Tiggo 7 Pro Hybrid Max Drive – R$ 169.990
O Tiggo 7 Pro Hybrid Max Drive, da Caoa Chery, é um SUV híbrido leve, onde o motor 1.5 turbo é auxiliado por um sistema híbrido de 48V com um motor-gerador que suporta o motor a combustão em arrancadas e acelerações. Essa configuração entrega 160 cv de potência e 25,5 kgfm de torque, com um câmbio CVT simulando 9 marchas.
3. Caoa Chery Tiggo 5x Pro Hybrid Max Drive – R$ 146.990
Continuando a gama de SUVs híbridos da Caoa, temos o Chery Tiggo 5x Pro Hybrid Max Drive. O modelo mantém o mesmo conjunto do Tiggo 7 Pro Hybrid: motor 1.5 turbo flex com um sistema híbrido leve de 48V, entregando 160 cv de potência e 25,5 kgfm de torque, e um câmbio CVT de 9 marchas.
2. Caoa Chery Arizzo 6 Pro Hybrid – R$ 139.990
O Chery Arizzo 6 Pro Hybrid, da Caoa, é o segundo carro híbrido mais barato do Brasil, custando R$ 139.990. Embora tenha passado por diversas reduções de preço, sua disponibilidade nas lojas pode ser limitada.
1. Kia Stonic – R$ 129.990
Finalizando nossa lista, temos o Kia Stonic, o carro híbrido mais barato do Brasil, com um preço de R$ 129.990. O SUV compacto possui um sistema híbrido leve MHEV, com uma bateria de 48V montada no fundo do porta-malas. O motor elétrico se conecta ao virabrequim através de uma correia dentada, ampliando o torque do carro.
Perspectivas Futuras para os Carros Híbridos no Brasil
Com a crescente conscientização ambiental e a busca por soluções de transporte mais sustentáveis, é esperado que o mercado de carros híbridos continue a se expandir no Brasil nos próximos anos. À medida que a tecnologia avança e os custos de produção diminuem, é provável que mais modelos acessíveis sejam lançados, tornando-os uma opção viável para um número cada vez maior de consumidores.
Além disso, com o desenvolvimento de infraestruturas de recarga e incentivos governamentais, os carros híbridos plug-in (PHEV) podem ganhar ainda mais popularidade, oferecendo uma alternativa atraente para aqueles que desejam reduzir sua pegada de carbono sem abrir mão da praticidade e autonomia dos veículos convencionais.