O Ford Fiesta elétrico já é uma realidade e a montadora contratou profissionais que já atuaram na Tesla e até na Fórmula 1. Isso acontece depois que a fabricante deixou de produzir veículos populares no Brasil para focar apenas nos modelos mais caros para o nosso mercado automotivo. Veja mais detalhes sobre a nova versão desse veículo:
Veja mais sobre o Ford Fiesta elétrico
Em 2021, vimos a Ford deixar de produzir seus carros populares no Brasil para focar apenas na importação de veículos mais caros como Mustang, Ranger e Territory. Dessa vez, a montadora está focada no segmento da eletrificação que tem ganhado mais notoriedade desde que a invasão chinesa começou a acontecer no mundo todo.
Visto que, as montadoras de veículos elétricos da China têm conquistado mercados mundo afora com seus preços atrativos. Por causa disso, outras fabricantes têm se movimentado para acompanhar esse ritmo e não ficar para trás na corrida. Nesse sentido, a Ford visa voltar seus olhos para seu modelo hatch compacto que já é popular entre os brasileiros.
Com isso, o Ford Fiesta elétrico passou a se tornar uma realidade assim como o Focus. Afinal, a fabricante visa atender à demanda por eletrificação veicular usando modelos baratos e eficientes para atingir à população por meio da nostalgia. Afinal, os dois nomes são velhos conhecidos dos amantes de carros e essa é a estratégia da marca para vender mais.
Baterias do Ford Fiesta elétrico
A Ford visa utilizar baterias de fosfato-ferro-lítio (LFP) porque são mais duráveis e garantem bom desempenho independente das condições climáticas. De acordo com a publicação oficial da montadora, o primeiro modelo elétrico que usará essa tecnologia será o Ford Puma que não é tão conhecido entre os brasileiros, mas bastante popular na Europa.
Essa novidade foi trazida pelo direto para carros da Ford, Martin Sander, que informou sobre esse veículo durante entrevista ao portal Automotive News Europa. Esse assunto surgiu depois que a marca deixou de produzir seus veículos compactos na fábrica de Colônia, na Alemanha. O modelo recebeu um investimento de 2 bilhões de dólares para ser produzido sobre a plataforma MEB da Volkswagen.
Eletrificação é o futuro
O futuro está cada vez mais próximo e as grandes marcas automotivas já demonstram maiores preocupações com a redução nas emissões de gases poluentes. Afinal, a agenda ambiental tem sido cada vez mais cobrada e o mercado automotivo é um dos setores que mais poluem atualmente.
Por causa disso, cada montadora que anuncia que novos veículos elétricos serão produzidos confirma que suas marcas estão agindo para melhorar as condições de vida de todos. Nesse sentido, o Ford Fiesta elétrico é um exemplo de que as marcas deverão usar os seus modelos mais saudosistas a fim de popularizar essa tendência por eletrificação veicular cada vez mais.
Por ora, imagina-se que o lançamento do Ford Fiesta elétrico fique para o segundo semestre de 2025. No entanto, a discussão gira em torno da possibilidade de retorno da fabricação de veículos compactos pela montadora novamente.