Você já ouviu falar em pneu recauchutado? Sabemos que existem alguns tipos de pneus, como o remold e o recapado. Você saberia dizer a diferença entre eles? Hoje vamos adentrar um pouco neste conceito para te ajudar a entender a diferença prática. Isso pode te ajudar muito na hora de fazer a escolha certa.
Quer saber tudo sobre esse tipo de pneu? Então continue a leitura e fique por dentro de todos os detalhes envolvidos.
O que é um pneu recauchutado?
Um pneu recauchutado é um pneu usado que passa por um processo de reparo para reaproveitar sua carcaça. Na recauchutagem acontece a aplicação de borracha não vulcanizada na superfície do pneu, incluindo a banda de rodagem e os ombros, em seguida terminando pela vulcanização.
Durante a recauchutagem, a carcaça do pneu usado passa por inspeção para garantir que esteja em boas condições para ser reutilizada.
Em seguida, retira-se a superfície desgastada do pneu, e aplica-se uma nova camada de borracha. Essa borracha é então prensada em um molde de alumínio e submetida a altas temperaturas, geralmente acima de 150ºC, por cerca de duas horas.
Esse processo, conhecido como vulcanização, transforma a borracha não vulcanizada em um material elástico e durável, muito importante para o desempenho e a durabilidade do pneu.
A recauchutagem tem benefícios no preço e ambientais significativos. É uma opção mais econômica em comparação com a compra de pneus novos e contribui para a redução de resíduos, pois prolonga a vida útil dos pneus existentes. Além disso, os pneus recauchutados são muito comuns em veículos comerciais e de transporte, onde a durabilidade e a eficiência de custo são bem importantes.
Qual a diferença do pneu remold e recauchutado?
A principal diferença entre pneus remold e recauchutados está no processo de fabricação. O pneu recauchutado reutiliza apenas a carcaça original e o pneu remold é completamente remodelado, passando por um processo maior de renovação.
O pneu recauchutado envolve a inspeção da carcaça usada, remoção da banda de rodagem desgastada e aplicação de uma nova camada de borracha na superfície. Essa nova borracha é então vulcanizada, garantindo que o pneu recauchutado tenha boa performance e durabilidade. Esse processo é menos invasivo e focado principalmente na superfície de contato do pneu.
Já o pneu remold passa por um processo mais profundo. Além da banda de rodagem, toda a estrutura externa do pneu é refeita. Após a remoção da borracha antiga, passa-se uma nova camada não apenas na banda de rodagem, mas também nos ombros e laterais do pneu.
Em seguida, coloca-se o pneu em um molde para vulcanização, garantindo que a nova borracha fique bem firme na carcaça.
Sendo assim, pneus remold tendem a ser mais caros graças ao processo mais profundo, mas contam um acabamento mais parecido com o de pneus novos. Pneus recauchutados, por outro lado, são mais baratos e ainda oferecem boa durabilidade, sendo uma opção bem comum em veículos comerciais.
Qual a durabilidade de um pneu recauchutado?
A durabilidade de um pneu recauchutado é, em média, cerca de 50% da de um pneu novo. Enquanto um pneu novo pode durar aproximadamente 60 mil quilômetros, um pneu recauchutado tende a durar cerca de 30 mil quilômetros.
Essa menor durabilidade tem a ver com o fato de que o processo de recauchutagem envolve apenas a substituição da banda de rodagem, deixando a carcaça original do pneu intacta.
A carcaça, com seu desgaste, não oferece a mesma resistência que a estrutura de um pneu novo. Além disso, a qualidade da recauchutagem, incluindo os materiais e a precisão do processo, pode influenciar o resultado final do pneu recauchutado.
Outra consideração importante é o tipo de uso e a manutenção do pneu. Pneus recauchutados podem ter uma vida útil menor se você os utilizar em estradas ruins, com sobrecarga e sem a manutenção correta.
Portanto, para maximizar a durabilidade de pneu recauchutado, é importante mantê-los bem calibrados, fazer balanceamentos e alinhamentos e evitar condições ruins de uso.