Você sabia que existe uma multa por veículo em mau estado de conservação? Nesta matéria, vamos falar tudo sobre essa penalidade aplicada aos condutores que não cuidam bem dos seus veículos. Visto que, essa questão não se trata apenas de estética automotiva, e sim de segurança no trânsito. Afinal, um veículo altamente danificado pode causar acidentes envolvendo outros motoristas que nada têm a ver com os problemas no seu automóvel. Portanto, veja mais:
Saiba valores atualizados da multa por veículo em mau estado de conservação
A multa por veículo em mau estado de conservação é apenas uma forma de orientar aos motoristas para que cuidem melhor dos seus automóveis. Afinal, essa questão envolve a segurança no trânsito para os outros condutores. No entanto, o problema maior nem é a infração em si.
O responsável pelo setor de pesquisa do ONSV (Observatório Nacional de Segurança Viária), Renato Campestrini, aponta que um veículo em mau estado de conservação não deveria circular nas ruas. Visto que, suas más condições resultam em acidentes graves na maioria das vezes.
Indiretamente, quanto mais idade tem seu veículo, maiores são as necessidades de cuidados. De acordo com o especialista, as revisões periódicas devem acontecer com mais frequência, especialmente em sistema de freios, de suspensão, de pneus. Por isso, a importância de manter os cuidados necessários para evitar problemas é essencial.
Consequências do veículo em mau estado de conservação
O veículo em mau estado de conservação pode gerar acidentes de trânsito que envolvem outros motoristas. Estes, por sua vez, acabam sendo prejudicados pela falta de zelo daqueles que não cuidam de seus automóveis. Portanto, veja quais são as consequências de não cuidar bem de alguns itens indispensáveis à segurança veicular:
Má conservação dos pneus
A má conservação dos pneus resulta em problemas na estabilidade do veículo. Afinal, o pneu careca não garante segurança na hora que estamos dirigindo, especialmente em pistas molhadas, não é mesmo? Por causa disso, a multa por veículo em mau estado de conservação pode ser aplicada nesses casos.
Má conservação dos sistemas de suspensão
Você já deve ter notado algum carro andando baixo ou torto por causa da suspensão danificada, não é mesmo? Este é um exemplo claro de veículo em mau estado de conservação que pode resultar em acidentes graves tanto para os condutores como para os passageiros. Dito isso, veja quais os valores atualizados da multa por veículo que esteja danificado:
Qual o valo da multa por veículo em mau estado de conservação
O veículo que está em mau estado de conservação está enquadrado no Código de Trânsito Brasileiro como uma infração de natureza grave. Portanto, o condutor que é flagrado com automóveis com pára-brisa trincado, pneu careca, interior danificado, entre outros problemas deverá pagar multa no valor de R$ 195,23 e vai receber 5 pontos na CNH.
Vale ressaltar que existe outra multa relacionada ao problema que é a descaracterização do veículo. Nesse caso, o carro perde suas características principais como a cor relacionada na documentação. Nesse caso, o veículo que tem pintura queimada em mais de 50% da lataria comete infração grave e terá que pagar outra multa por veículo em mau estado de conservação também.