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Exame toxicológico passa a ser obrigatório na nova CNH para carro e moto: saiba tudo!

Regras mais rígidas prometem mais segurança, mas trazem novas exigências para quem quer dirigir.

Geovana Farias por Geovana Farias
4 de junho de 2025, 12:59h
em CNH
0
Pessoa segurando a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em ambiente ao ar livre, com cones de sinalização ao fundo

Nova lei exige exame toxicológico com análise de 90 dias para tirar a primeira habilitação, reforçando a segurança no trânsito. Foto: Rei do trânsito

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O que é o exame toxicológico

O exame toxicológico é um teste capaz de identificar a presença de drogas no organismo, como anfetaminas, maconha e opiáceos. Ele é feito em clínicas autorizadas, por meio da análise de amostras de cabelo ou unhas. Isso permite avaliar o uso dessas substâncias nos últimos três meses um período importante para garantir que o motorista esteja apto para assumir a responsabilidade de dirigir.

Por que esse exame ganhou espaço na lei

A principal ideia por trás da obrigatoriedade do exame é aumentar a segurança nas ruas e estradas. Substâncias que alteram o funcionamento do corpo e da mente interferem na coordenação, nos reflexos e na tomada de decisões fatores que são essenciais para evitar acidentes. Será que esse controle mais rígido pode ajudar a diminuir as tragédias no trânsito?

Quem precisa realizar o exame

A regra vale para todos que desejam tirar a primeira habilitação, seja para carros ou motos. Para motoristas que já possuem a CNH, essa mudança não se aplica. No entanto, vale lembrar que, para categorias maiores (como C, D e E), o exame já era exigido há algum tempo, tanto para tirar a habilitação quanto para renovar.

Como o exame é feito

O processo é simples: o candidato procura uma clínica autorizada para coletar uma amostra de cabelo ou unha, que será analisada em laboratório. O resultado precisa ser apresentado no momento em que a CNH é solicitada. O resultado do exame é válido por até 90 dias, contando a partir da data em que a amostra foi coletada. Caso o processo demore mais que isso, um novo teste precisará ser feito.

Homem sorrindo dentro de um carro enquanto segura sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH), com foco no documento.
O exame tem custo extra, mas o governo pode cobrir a despesa para pessoas de baixa renda. Foto: Rei do transito

Quanto custa essa nova etapa

Fazer o exame tem um custo que varia de acordo com a clínica e a região, e essa é uma despesa extra para quem está se preparando para dirigir. Para algumas pessoas, esse valor pode representar um desafio. Sabia que o governo prevê utilizar recursos de multas de trânsito para ajudar quem tem renda baixa a conseguir a habilitação gratuitamente? Essa ação pode ser um alívio para muitas famílias.

Mais mudanças à vista

Além do exame toxicológico, a lei trouxe outras novidades. Agora, a transferência de veículos poderá ser feita totalmente online, com contratos assinados digitalmente. Essa modernização promete agilizar processos que costumavam ser lentos e burocráticos. Já pensou em evitar longas filas e ganhar tempo ao comprar ou vender um carro?

O que esperar daqui para frente

Com essas regras, a expectativa é que a responsabilidade dos motoristas aumente e que os índices de acidentes diminuam. Afinal, quem está atrás do volante precisa estar preparado e consciente dos riscos envolvidos. Você já parou para pensar em como a responsabilidade no trânsito influencia a vida de todos ao redor?

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Um convite à reflexão

A segurança nas ruas não é tarefa só do governo ou da fiscalização é um compromisso que cada pessoa deve assumir. Novas leis são oportunidades para pensar sobre como agir com mais cuidado e respeito no trânsito. Será que todos estão realmente atentos a isso?

A chegada do exame toxicológico para quem vai tirar a CNH aponta para um trânsito mais seguro, mas também exige que os futuros motoristas se informem e estejam prontos para essa etapa. Como será que essa mudança pode transformar a forma como se enxerga o ato de dirigir?

Tags: CNHCódigo de Trânsito Brasileiroexame toxicológicohabilitaçãomotoristassegurança no trânsito
Geovana Farias

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