A emissão de PPD em 24 horas pode se tornar uma realidade para novos condutores, graças ao Projeto de Lei 5887/23, de autoria do deputado Mauricio Marcon (PODE/RS). Desse modo, trata-se de uma medida positiva, visto que esses condutores não terão que passar por todo o tempo de espera para terem o direito de dirigir após concluir o processo de obtenção da CNH.
Sendo assim, para que você saiba tudo o que precisa sobre esse assunto, reunimos algumas das principais informações para te passar.
Acompanhe a leitura até o final e confira!
Projeto de lei quer emissão de PPD em 24 horas para novos condutores
Assim como mencionado acima, um projeto de lei propõe uma mudança significativa no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), visando conferir maior agilidade à emissão da Permissão para Dirigir aos novos condutores. A proposta tem o intuito de garantir que, uma vez aprovados no exame prático de direção veicular, os candidatos recebam a PPD em um prazo máximo de 24 horas.
O autor, deputado Mauricio Marcon, destaca a importância da agilidade na disponibilização da PPD como um fator fundamental. De acordo com ele, a proposta não apenas simplifica o processo, mas também atende a uma necessidade premente, considerando relatos de inconsistências nos prazos em diferentes estados brasileiros.
Justificativa do projeto de lei
Segundo o deputado, a proposta é de suma importância e possui uma aplicabilidade simples e ágil. A inconsistência nos prazos para obtenção da PPD é destacada, com prazos variando de menos de 24 horas a semanas, dependendo do estado. Dessa forma, o PL busca corrigir essa situação, proporcionando previsibilidade e segurança aos cidadãos.
Alterações propostas pelo PL
O projeto de lei propõe alterar o CTB para determinar que a PPD, válida por um ano, seja conferida ao candidato aprovado em até 24 horas após a realização do exame prático de direção veicular. Assim, essa mudança visa garantir um processo mais ágil e eficiente, proporcionando aos novos condutores uma rápida obtenção da PPD.
Tramitação do projeto de lei que quer emissão de PPD em 24 horas para novos condutores
O projeto de lei que quer a emissão de PPD em 24 horas para novos condutores ainda aguarda despacho do presidente da Câmara dos Deputados para dar início à sua tramitação.
Portanto, a proposta, que busca agilizar a emissão da PPD, está em fase inicial, e seu progresso será acompanhado para verificar a possível implementação dessa mudança significativa no processo de habilitação.
Qual a validade da PPD atualmente?
A Permissão para Dirigir (PPD) tem validade de apenas um ano, sendo um documento transitório para a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) definitiva. Este período serve como um tempo de experiência, no qual o condutor permissionário deve respeitar as normas de trânsito.
Dessa forma, caso cometa infrações graves, gravíssimas ou mais de uma média no período de 12 meses, será necessário refazer todo o processo de habilitação.
Agora que você já sabe tudo sobre o projeto de lei que quer emissão de PPD em 24 horas para novos condutores, fique atento à tramitação do PL para saber quando ele começará a valer!