Se você usa diesel em seu veículo, atenção. O percentual de biodiesel vai subir em março e a medida já foi confirmada pelo Governo. A previsão do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), é a de que o aumento vá de 12 a 14%.
Continue lendo para entender mais a respeito dessa decisão do aumento e confira quais as próximas medidas em relação aos próximos anos.
Saiba mais sobre o aumento do percentual de biodiesel no diesel
O maior objetivo do aumento na composição do combustível é justamente impedir a emissão exagerada de compostos agressivos ao meio ambiente, mais precisamente o CO2, ou gás carbônico. O aumento do biodiesel evitaria que mais de 5 milhões de toneladas do gás fossem parar na atmosfera da terra.
Além disso, há também uma economia financeira bastante expressiva no que tange a importação do diesel. Dois fatores cruciais para que a nova taxa de biodiesel vá para 14% em março.
O cronograma não ficará estacionado. A previsão é de que no próximo ano, 2025, haja mais um aumento nessa taxa, chegando a 15% de biodiesel no diesel, aumentando ainda mais a economia e suprimindo a emissão de gases em veículos poluentes.
Essa medida aconteceria apenas ano que vem. No entanto, o Governo decidiu adiantar o processo para obter os benefícios de imediato.
Além da medida, está em estudo também a adição de álcool anidro na gasolina em uma taxa maior, chegando a 30%. A medida já está no Congresso Nacional.
Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás demonstra preocupação
O Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), principal representante do setor de combustíveis no país, mostrou grande preocupação com a decisão do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) de antecipar a adição de biodiesel ao óleo diesel, aprovando uma mistura de 14% em março de 2024, e suspender a importação de biodiesel pela Resolução nº 962/23 da ANP.
Ainda, o IBP destaca que a resolução autorizou a importação de até 20% do volume necessário para cumprir o mandato de mistura e alerta para o impacto das mudanças abruptas, comprometendo a estabilidade regulatória. O Instituto enfatiza que a importação de biodiesel é essencial para a competição, reflete a posição internacional do Brasil e promove o desenvolvimento sustentável do setor energético.
Atenção às regras no percentual de biodiesel é primordial
O IBP também alertou em relação a outros aspectos importantes no que tangem esse adiantamento da medida do percentual de biodiesel.
A atenção aos processos específicos, regras e parâmetros são aspectos cruciais para que a porcentagem de biodiesel aumentada não gere aumentos de preços exagerados aos consumidores na hora de abastecer e nem mesmo uma falha no abastecimento, que seria muito prejudicial.
O órgão apontou ainda que para realizar esse tipo de mudança é necessário um planejamento prévio bem feito, assim como plano financeiro para lidar com os custos gerais.
Com a antecipação, os planejamentos já realizados perdem o valor, o que dificulta muito a completa adequação, já que a mudança apenas ocorreria em 2025.
O que você achou da medida antecipada de aumentar o percentual de biodiesel no diesel? Comente conosco abaixo e compartilhe essa notícia importante.