Uma das maiores dúvidas dos motoristas é se lâmpada queimada no carro dá multa. Será que é verdade? E se for, quais são os pontos, valores e gravidade? É disso que iremos falar hoje, com detalhes e com embasamento nas leis de trânsito.
Se você quer ficar longe das multas e passar de boa nas blitz pelo Brasil, então fique conosco para tirar essa dúvida. Vamos explicar para você como funciona essa punição e como fazer para evitar o problema. Continue lendo para saber mais detalhes.
Afinal, lâmpada queimada no carro dá multa?
Sim! Andar com lâmpada queimada no carro dá multa e você precisa estar sempre com as duas lâmpadas funcionais para evitar problemas na hora de uma possível fiscalização por parte dos órgãos competentes.
Sendo assim, é muito importante frisar que, no caso de uma luz de freio estar queimada e outra funcionando, a multa é cabível segundo a legislação em vigor. O mesmo vale para a luz de ré ou qualquer outra sinalização veicular.
Não é preciso mencionar que os faróis entram no mesmo quesito. Andar com faróis irregulares queimados incorre na mesma medida, sendo cabível a aplicação de mesma pontuação e multa na carteira do condutor.
Sendo assim, você já sabe que o sistema de iluminação do veículo precisa estar em perfeito estado de funcionamento antes de entrar nas vias, para evitar prejuízos maiores no bolso do dono do veículo. Fique atento a esses detalhes importantes.
O que diz a legislação?
As leis de trânsito são bem claras. Portanto, lâmpada queimada no carro dá multa e você pode conferir abaixo o dispositivo legal que regulamenta a medida.
Art. 230, inciso XXII do CTB: “Conduzir o veículo com defeito no sistema de iluminação, de sinalização ou com lâmpadas queimadas:
-
Infração média, 4 pontos na carteira;
-
Penalidade, multa, R$130,16.
Como vimos, o nosso Código de Trânsito Brasileiro cobre essa regra claramente, ou seja, lâmpada quebrada no carro dá multa. Os sistemas de iluminação do veículo precisam estar completamente funcionais para evitar acidentes nas vias e resguardar a segurança e integridade de condutores e passageiros.
Vale mencionar ainda o que diz no mesmo Art. 230, no inciso XIII:
“Conduzir veículo com o equipamento do sistema de iluminação e de sinalização alterados”:
-
Infração grave, 5 pontos na carteira;
-
Penalidade multa, R$195,23;
-
Medida administrativa: retenção do veículo para regularização.
Assim, alterar faróis e lanternas do veículo traz ainda mais prejuízo ao bolso.
Como evitar multas por lâmpada quebrada no carro?
Fazer revisões periódicas nas lanternas e luzes em geral do veículo é primordial para evitar esse tipo de surpresa. Muitas vezes as lanternas traseiras podem queimar sem o motorista perceber, e só se dar conta ao ser parado numa blitz e sofrer a penalização.
Como sabemos que lâmpada queimada no carro dá multa, o ideal é sempre fazer uma boa checagem em todos os itens principais do carro que podem requerer atenção. Podemos citar:
- Lanternas traseiras;
- Faróis;
- Luz de ré;
- Luzes de posição.
Além disso, é muito importante checar igualmente outros itens que também provocam multa caso estejam quebrados ou inoperantes, como:
- Reservatório de água vazio ou inoperante;
- Limpadores de para-brisa;
- Vidros trincados;
- Estepe calibrado;
- Lacres de placas;
- Placas com sujeiras ou manchas.
Agora que você já sabe que lanterna quebrada no carro dá multa, fique atento aos principais itens do seu veículo e evite problemas. Se você já levou uma punição, aqui ensinamos como parcelar multa. Por fim, compartilhe esse artigo com algum amigo ou amiga que precisa saber dessas informações.