Uma dúvida muito comum é a de se PCD pode dirigir moto. Seja por uma curiosidade geral ou mesmo no caso da pessoa que é PCD e deseja saber se pode se habilitar e curtir a vida em duas rodas. De todo modo, é esse questionamento que iremos responder hoje.
Sabemos bem que PCD pode dirigir carros, mesmo que com as devidas adaptações. As motos deixam dúvidas, já que o condutor fica mais exposto e não é comum ver esses veículos com adaptações.
Se você quer saber mais detalhes a respeito desse tema, então continue a leitura e vamos te explicar tudo.
PCD pode dirigir moto?
Sim, PCD pode dirigir moto, renovar CNH, adicionar categoria e qualquer outro procedimento relacionamento. Assim como pode dirigir carros, o nosso Código de Trânsito Brasileiro não proíbe que essas pessoas circulem em duas rodas. No entanto, existem observações específicas.
O procedimento no geral para tirar a habilitação é o mesmo para qualquer pessoa, independente de ser PCD ou não:
- Pagar as taxas devidas;
- Realizar exame médico;
- Realizar exame psicotécnico;
- Fazer as aulas da auto escola;
- Realizar o exame teórico;
- Realizar o exame prático.
Isso não muda. No entanto, o exame médico para PCD é mais criterioso, para garantir que a pessoa com deficiência possa conduzir seu veículo com segurança e total conforto assim que tirar sua carteira de motorista.
Quem faz o exame é um profissional especializado em medicina do tráfego, para garantir um resultado mais preciso e que englobe as dificuldades do condutor.
Quem decide se PCD pode dirigir moto?
Quem decide se PCD pode dirigir moto é o médico especializado em medicina do tráfego que será responsável por realizar o exame específico antes do processo de habilitação.
Ele tem a capacidade de identificar as dificuldades do futuro condutor e irá designar as adaptações necessárias ao veículo para que ele possa praticar na auto escola e futuramente conduzir.
Atualmente, segundo as leis de trânsito, as restrições são:
- M: Pedal do câmbio com adaptação;
- N: Pedal de freio traseiro com adaptação;
- O: Manopla de freio da frente adaptada;
- P: Manopla de embreagem com adaptação;
- Q: Carro lateral ou triciclo;
- R: Motoneta com uso de carro lateral ou triciclo;
- S: Automação de marchas.
Na carteira de habilitação existe um campo específico para observações. Ali ficará o código referente a uma das letras acima, que irá identificar qual tipo de adaptação na moto aquele condutor precisa para ter autorização para dirigir.
Principais desafios para o PCD
Para o PCD que quer dirigir moto, as maiores dificuldades estão em encontrar uma boa auto escola que ofereça motos adaptadas para praticar. Em algumas cidades é praticamente impossível ter acesso.
Além disso, realizar as adaptações, a depender do caso, pode ser custoso. Sendo assim, a pessoa com deficiência que deseja pilotar moto precisa se preparar financeiramente para mexer no veículo após a compra. Isso torna o processo mais longo e custoso, mas vale muito a pena para garantir a adequada mobilidade.
Agora você já sabe que PCD pode dirigir moto. Gostou de saber? Então compartilhe esse artigo para que mais pessoas descubram sobre o tema.