As leis dão suporte para a bicicleta no trânsito. Mas, você conhece as regras para evitar acidentes enquanto pelada pelas ruas? Afinal, esses meios de transporte fazem parte de um conjunto maior de regras que se aplicam até para os motoristas e pedestres. Portanto, veja até o final para entender todas as regras relacionadas ao tema.
Imagine que está pedalando por uma cidade completamente desprovida de ordem e sinalização em que cada um fizesse como bem entendesse? Isso seria o verdadeiro caos, não é mesmo? Por causa disso, as placas e regras para evitar acidentes são essenciais para garantir a segurança tanto dos automóveis como da bicicleta no trânsito. Portanto, veja mais em seguida.
Veja mais sobre as regras para evitar acidentes com bicicleta no trânsito
O Código de trânsito apresenta uma série de regras para evitar acidentes entre os derivados meios de transporte existentes. Essas regras são necessárias para balizar as ações dos condutores desses veículos em quaisquer circunstâncias.
Nesse sentido, os ciclistas precisam conhecer algumas para evitar futuros problemas também. Por causa disso, listamos alguns tópicos que são mais relevantes em relação à bicicleta no trânsito. Confira:
Prioridade nas vias
De acordo com o Código de Trânsito, a prioridade deve ser respeitada entre os condutores de veículos. E, nesse sentido, os mais frágeis são aqueles que merecem maior proteção durante o cotidiano. Nesse caso, os ciclistas e pedestres são os primeiros da lista de prioridade nas vias em quaisquer cidades.
Portanto, o ciclista é prioritário em relação aos veículos maiores nas vias. No entanto, ele precisa entender que os pedestres vêm antes dele nessa escala de prioridade e segurança. Os artigos 170, 201 e 220 falam sobre isso no Código de Trânsito Brasileiro.
Neles, você saberá que é proibido dirigir causando qualquer ameaça aos pedestres; a distância mínima de 1,5 metros que um veículo precisa manter ao ultrapassar qualquer ciclista e a redução de velocidade que um automóvel precisa fazer ao ultrapassar uma bicicleta nas vias.
Fechadas em bicicleta no trânsito
As famosas fechadas em ciclistas estão presentes no CTB também. O termo “tirar uma fina” está presente nas regras para evitar acidentes com bicicleta no trânsito para garantir a segurança dos condutores. No artigo 38 do Código de Trânsito, a lei afirma que o condutor deve ceder a passagem ao ciclista em quaisquer situações que exigem isso.
Desse modo, todos os participantes do trânsito precisam entender que os mais frágeis devem fazer suas ações primeiro, seja atravessar uma via, seja converter em alguma curva. No entanto, algumas avenidas apresentam ciclovias e esse é o assunto para o próximo tópico.
Uso de ciclovias e faixas
Logo acima, você viu que uma das regras para evitar acidentes com bicicleta no trânsito diz respeito à prioridade dos ciclistas e pedestres, não é? No entanto, algumas avenidas apresentam ciclovias ou acostamentos para esses condutores. Nesse caso, quem pedala precisa se manter nessas faixas reservadas para evitar quaisquer acidentes.
Caso não haja essas vias, o ciclista pode participar das ruas da cidade assim como os veículos, mas nunca se deve transitar em calçadas que são reservadas aos pedestres. Isso pois o artigo 68 aponta que os ciclistas devem empurrar a bicicleta no trânsito de pedestres.
Agora, compartilhe esse artigo com aqueles conhecidos e amigos que adoram andar de bike pelas vias.