Você sabe o que acontece se dirigir com CNH categoria diferente do veículo que está conduzindo? Nesta matéria, você vai entender tudo sobre essa infração que gera multa e que pode levar o automóvel retido para o pátio. Portanto, veja até o final para entender mais sobre o assunto que é tão importante.
Supondo que você tenha apenas permissão para dirigir um carro e seja pego conduzindo um caminhão, saiba que a multa dessa prática é de 586,94 reais. Além disso, esse veículo será guinchado para o pátio mais próximo até que outro condutor com aquela categoria se apresente para remover o veículo.
Logo abaixo, você vai entender mais sobre a possibilidade de recorrer dessa multa e a necessidade de conhecer mais sobre o veículo que está conduzindo. Já que, isso pode evitar diversos transtornos como veremos a seguir. Portanto, continue lendo:
Veja o que acontece se dirigir com CNH categoria diferente
Você é motorista e deve saber que existem diversas categorias de CNH, não é mesmo? Afinal, a legislação de trânsito apresenta cinco modalidades de permissão para dirigir que são nomeadas da letra A até a E. Mas, você sabe o que cada uma delas significa e qual a importância delas? Essas regras estão no artigo 143 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro). Veja a seguir:
- Categoria A: permissão para conduzir veículo de duas ou três rodas com carro lateral ou sem esse acessório;
- Categoria B: possibilidade de dirigir veículo motorizado que não foi abrangido na categoria anterior. Estes automóveis não podem exceder 3,5 toneladas e a lotação não pode ser maior do que 8 pessoas sem contar o motorista;
- Categoria C: motorista de veículo que tenha peso superior a 3,5 toneladas;
- Categoria D: condutor de veículo que carregue mais de 8 pessoas excluindo o motorista na contagem;
- Categoria E: condutor de vários veículos em que a unidade se enquadre nas categorias B, C ou D e cujo transporte acoplado ou articulado tenha mais de 6 toneladas de peso bruto total ou mais com lotação acima de 8 pessoas.
A pessoa que deseja se habilitar na categoria C precisa comprovar que está há mais de um ano na anterior. Além disso, esse motorista não pode ter cometido infrações de trânsito nos últimos 12 meses. Por causa disso, você precisa evitar dirigir com CNH categoria diferente para evitar problemas com órgãos de trânsito. Se não, veja o que acontece:
Multa por dirigir com CNH categoria diferente do veículo conduzido
O artigo 162 do Código de Trânsito Brasileiro prevê que dirigir veículo com Carteira Nacional de Habilitação com categoria diferente é uma infração gravíssima. Por isso, a penalidade é a multa multiplicada por 2 e a medida administrativa é a retenção do veículo até apresentação do condutor que seja habilitado para condução.
Além disso, o proprietário do veículo (se for de outra pessoa) também será multado por confiar a direção a alguém que não seja habilitado. Essas punições são abrangidas pelo artigo 163 do Código de Trânsito Brasileiro. Portanto, agora que você sabe o que acontece se dirigir com CNH categoria diferente, evite essa prática para não sofrer as sanções.