Será que levar cachorro no carro dá multa? Descubra mais acerca da lei sobre animais domésticos dentro de automóveis. Afinal, essa prática é recorrente e muitos motoristas não sabem que se trata de uma infração grave que pode gerar pontos na CNH do condutor. Portanto, veja até o final e entenda tudo sobre o assunto.
Descubra agora se levar cachorro no carro dá multa
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelece algumas regras sobre carregar animais domésticos em veículos. Mas, será que levar cachorro no carro dá multa? De acordo com o artigo 252, essa prática é proibida em algumas situações como levar os pets à esquerda do motorista ou entre seus braços e pernas.
Nesses casos, a multa é de 130,16 reais acrescidos de 4 pontos na CNH do condutor. Mas, essa lei não garante que os animais não sejam levados de forma segura dentro do veículo. De acordo com o especialista em Direito do Trânsito, Marcelo Araújo, o CTB não faz diferença alguma entre o porte do animal que pode ser levado no automóvel.
Segundo ele, o Código de Trânsito Brasileiro não estabelece qualquer limite ligado à natureza do animal doméstico. Ou seja, ele pode ser um ser aquático, aéreo ou terrestre porque nada impede sua presença no veículo. Mas, vale lembrar que nenhum desses animais pode comprometer a visibilidade do motorista enquanto dirige. Portanto, veja mais e entenda se levar cachorro no carro dá multa:
Levar cachorro no carro dá multa em algumas ocasiões. Quais são?
Como foi dito, a prática de levar cachorro no carro dá multa em algumas situações. Mas, você deve estar se perguntando em qual delas, não é mesmo? De acordo com especialistas, essa prática deve ser feita em locais adequados do automóvel. Por exemplo, o pet não pode ficar em um lugar que atrapalha a visão do motorista.
Além disso, esse animal não pode ser levado em qualquer contato com a parte externa do automóvel. Por exemplo, você não pode deixar seu cachorro com a cabeça para fora do vidro, seja nas laterais, seja no teto solar. Por causa disso, algumas recomendações devem nortear os condutores que queiram levar seus pets ao passeio de carro. Veja abaixo:
- Use caixas específicas para o transporte do animal de acordo com seu tamanho;
- Use coleiras e guias confortáveis para os pets;
- Faça um atestado com um veterinário para comprovar a saúde dele em viagens interestaduais;
- Evite alimentar o animal doméstico até 3 horas antes de viagens mais longas;
- Use cinto de segurança prendendo o animal doméstico ao banco traseiro;
- Leve petiscos e brinquedos para acalmar seu cachorro durante as viagens.
Seguindo essas recomendações, você poderá passear com seu pet sem quaisquer dores de cabeça. Pois, eles estarão seguros durante o trajeto e diversos problemas poderão ser evitados com órgãos reguladores e fiscalizadores de trânsito.
Levar cachorro no carro dá multa quando se carrega esses animais de forma incorreta dentro do veículo. Mas, quem cuida da segurança dos pets e do trânsito não cometerá erros que podem custar muito mais caro do que qualquer multa de trânsito, não é mesmo?