Dirigir na chuva é algo que demanda diversos cuidados específicos por parte dos motoristas, já que muitos acidentes ocorrem quando estão nessa situação adversa. Sendo assim, separamos hoje alguns pontos de interesse para você que está sempre no trânsito e quer aumentar a sua segurança ao rodar nessas condições.
Sabemos que em muitos casos dirigir na chuva não é uma opção. Seja para ir ao trabalho, resolver pendências diárias ou simplesmente trabalhar como motorista, conviver no trânsito nessas condições é comum na vida de todos.
Nesse caso, continue acompanhando em seguida todas as informações e saiba os principais pontos para ficar seguro.
Cuidados ao dirigir na chuva
Existem inúmeros cuidados que devemos tomar ao dirigir na chuva. Elencamos abaixo apenas os principais, mas tome nota de verificar se está seguindo todos eles na próxima vez que encarar esse tempo adverso no trânsito. Isso pode evitar acidentes e também multas de trânsito. Confira.
Pneus
Os pneus em bom estado talvez seja o principal ponto quando pensamos em segurança ao dirigir na chuva. Isso pois, quando temos um pneu careca, o carro sofre muito mais com o efeito da água.
A água em cima do asfalto forma uma película muito fina. Quando o pneu está sem os sulcos, a chance de escorregar por essa película de água e simplesmente derrapar é enorme, isso é muito perigoso.
Sendo assim, verifique sempre se os seus pneus estão em bom estado de conservação e troque-os se precisar. Isso pode salvar sua vida ao dirigir na chuva. E claro, nunca esqueça de verificar o estepe e manter em boas condições.
Luzes do veículo
As luzes do veículo são fundamentais para evitar acidentes, principalmente a noite ou em situações de visibilidade reduzida. Muitas vezes, ao encarar um tempo de chuva, lidamos também com baixa visibilidade na via. Nesse caso, as luzes de posição são imprescindíveis para ser visto.
Verifique sempre antes de sair de casa se as luzes de posição e faróis estão funcionais. Lembre-se de que todas as luzes do veículo precisam estar funcionando, e isso é fundamental para não incorrer em multas sérias. Fique atento.
Velocidade
Outro ponto crucial é o cuidado com a velocidade. Por mais que se tenha os pneus em bom estado, ir acima do limite de velocidade nunca é uma boa opção, principalmente em casos com tempo ruim.
Nesse caso, mantenha a faixa da direita e fique sempre dentro do limite permitido. Em caso de neblina ou serração, diminua a velocidade e use sempre as luzes baixas.
Atenção redobrada
Não é demais lembrar que se precisa de atenção redobrada ao dirigir na chuva. Apesar de muitas pessoas cuidarem de sua segurança, sabemos que outros motoristas não têm a mesma atitude. Sendo assim, precisamos usar sempre da direção defensiva e nos manter seguros, dirigindo por nós e pelos outros.
Procure sempre estar dentro do limite de velocidade, com os itens obrigatórios em bom funcionamento e prestando total atenção no trânsito em volta. Assim você evita acidentes e dirige em segurança. Uma dica final é: se a chuva for muito forte ou você não se sentir seguro a continuar, pare num posto de gasolina ou outro local apropriado até que diminua.
Agora que você sabe mais sobre os cuidados ao dirigir na chuva, aproveite e compartilhe este artigo com seus colegas motoristas.