Você já ouviu falar em adesivo anti-radar e ficou na dúvida se pode ou não utilizar no seu carro ou moto? É disso que iremos falar hoje. Vamos explicar para você o que é esse adesivo, seus perigos para o condutor e se há multa pela sua utilização.
Sendo assim, se você já se deparou com algum vídeo ensinando o uso ou se você simplesmente está na dúvida se é permitido, saiba que iremos sanar todas as dúvidas de forma simples. Continue a leitura e confira todos os detalhes a respeito desse polêmico assunto.
Saiba o que é adesivo anti-radar
Adesivo anti-radar é justamente um adesivo pequeno que as pessoas colam diretamente na placa do veículo. Sua principal função é refletir o sinal enviado pelo radar, mandando-o de volta para o mesmo, no intuito de se livrar de multas e penalidades.
Assim, o radar não consegue efetuar a leitura da placa do veículo, o que acaba isentando o condutor infrator de receber a devida penalidade. Você já deve imaginar que tal prática não é aceita por lei, certo? Apesar disso, o dispositivo “viralizou” nas redes, e muitas pessoas estão adquirindo o produto acreditando tirar vantagem de sua utilização.
Será que existe então uma penalidade para quem usa esse dispositivo? É disso que iremos falar em seguida.
Adesivo anti-radar é proibido?
Sim, o adesivo anti-radar é proibido. Você não pode utilizar esse tipo de produto, pois ele impede a devida fiscalização por parte dos órgãos competentes. Além disso, é previsto no nosso CTB que o uso é infração gravíssima. A penalidade é de 7 pontos na carteira e multa de R$293,47 além de existir a possibilidade de apreensão do veículo irregular.
Como é possível perceber, não vale a pena utilizar o adesivo anti-radar, já que seu uso é proibido pelas leis de trânsito e, fora isso, pode doer no bolso por conta da pesada multa.
Seu uso é de má-fé, ou seja, o condutor estará deliberadamente cometendo um crime contra os órgãos de fiscalização. Sendo assim, não fique tentado a utilizar desse mecanismo, já que você poderá sofrer sanções severas que muita das vezes podem ser piores do que a multa por excesso de velocidade, a depender do caso.
O que fazer para evitar multas no radar?
Agora que você já sabe que o uso do adesivo anti-radar é proibido, pode estar se perguntando se existem formas permitidas para evitar multas no radar. A resposta é não. Não se pode utilizar de nenhum tipo de dispositivo ou adesivo que impeça a leitura da placa pela fiscalização de trânsito, já que isso é contra as leis.
O que você pode e deve fazer é dirigir com consciência e respeitar o limite de velocidade da via. Dessa forma você contribui para um trânsito mais seguro para todos, evita acidentes e além de tudo, não leva nenhuma multa e nem pontos na carteira.
Se você conhece alguém que está pensando em utilizar o adesivo anti-radar, então compartilhe esse artigo para que a pessoa entenda que seu uso é proibido.