Se você tem a dúvida se quem é surdo pode dirigir, então chegou ao local certo. Vamos eliminar suas dúvidas agora mesmo e você vai entender de uma vez por todas se é permitido ou não para os deficientes auditivos tirarem a CNH normalmente.
Muitas pessoas têm essa dúvida, já que os deficientes visuais possuem algumas restrições na hora de conseguirem a carteira de habilitação. Sendo assim, vamos falar um pouco sobre esse caso específico e entender quais as restrições aos deficientes auditivos na hora de conduzir veículos.
Continue a leitura e descubra todos os detalhes em seguida.
Afinal, quem é surdo pode dirigir?
Sim, quem é surdo pode dirigir e tem as prerrogativas de uma pessoa que não possui a condição. Claro, existem exames específicos e outras condições a se seguir, mas esse não é um impeditivo para que se tire a habilitação.
Para tirar a CNH, basta realizar todo o procedimento padrão do processo de habilitação e ser aprovado nos exames do Detran do seu estado.
Inclusive, vale muito a pena mencionar que não existe uma proibição que dependa do grau de perda auditiva. Ou seja, uma pessoa com perda auditiva moderada ou profunda pode dirigir normalmente.
É muito importante entender isso para lembrar que qualquer cidadão brasileiro que a legislação considere apto, não pode de forma alguma ter seu direito de dirigir impedido. Sendo assim, o deficiente auditivo pode proceder aos exames normalmente e ter aulas de direção como qualquer outro cidadão.
Quais os exames necessários para a CNH?
Os exames necessários para a CNH são:
- Avaliação psicológica;
- Exame físico e mental;
- Exame teórico de legislação;
- Avaliação prática de direção.
Outras etapas do processo envolvem as aulas teóricas e práticas na autoescola, onde a pessoa irá aprender mais sobre a legislação bem como sobre a devida condução de veículos automotores.
No entanto, quem é surdo pode dirigir apenas se fizer um exame otoneurológico, exclusivo para os deficientes auditivos. A perda auditiva se considera a partir de 40 decibéis. Portanto, o aspirante a motorista que tem quadro de perda auditiva, precisa passar por esse exame específico.
No entanto, o resto do processo é todo o mesmo para todos os candidatos, não havendo nenhum tipo de restrição específica. Vale ainda mencionar que o candidato tem o direito de solicitar um intérprete de libras em todas as etapas do processo, de forma a viabilizar a sua formação como motorista.
Quais os requisitos e limitações?
Atualmente, os deficientes auditivos só podem tirar a carteira A e B. Nesse caso, não podem dirigir veículos nas categorias C, D e E. No entanto, existe um projeto de lei que está em tramitação que pretende retirar esse impedimento e permitir que deficientes auditivos possam também conduzir esses veículos.
Além disso, há uma regra pouco conhecida. Quem é surdo pode dirigir, mas, precisa ter em seu veículo um indicativo de que é deficiente auditivo, um símbolo internacional. Isso é previsto em lei e é fundamental para a devida indicação por parte dos outros condutores.
Agora que você já sabe se quem é surdo pode dirigir, aproveite e compartilhe esse artigo para espalhar a informação.