O golpe da multa falsa é uma nova modalidade que está deixando os motoristas apreensivos. Afinal, diversos condutores pelo Brasil afora infelizmente já caíram na armação dos bandidos. Esse tipo de golpe está sendo comum em diversas cidades do Brasil, levando muitas pessoas a pagarem uma cobrança que sequer existe.
Sendo assim, como em todos os casos de golpes, é fundamental que entendamos como ele funciona para saber exatamente como nos precaver nesse tipo de situação.
No artigo de hoje, vamos falar mais sobre o golpe da multa falsa, entender como os criminosos agem por meio dessa ação e entender como você condutor pode ficar seguro e evitar cair nesse tipo de farsa. Continue lendo para saber mais detalhes.
O que é o golpe da multa falsa?
O golpe da multa falsa é uma ação de criminosos que buscam auferir lucros indevidos por meio da emissão indevida de boletos contendo “multas por infração de trânsito”. Por meio dos boletos pagos, conseguem receber o dinheiro e as pessoas simplesmente perdem o valor, achando que realmente estavam pagando algo corretamente.
Esse tipo de golpe está se espalhando rapidamente e muitas pessoas alegam estar recebendo esse tipo de mensagens via e-mail com cobranças de multas para pagamento, inclusive com descontos grandes em relação ao valor original, o que incita o pagamento mais rápido.
Apesar de parecer uma premissa fraca para um golpe, os criminosos o arquitetam de forma que conseguem passar a sensação de veracidade por meio da multa em si e do documento enviado para cobrança.
Vamos entender logo em seguida como esse tipo de ato funciona na prática para que você possa identificar caso seja vítima dessa mesma ação criminosa.
Como funciona na prática?
No golpe da multa falsa os criminosos agem de forma com que a multa pareça 100% verídica. Para isso, se posicionam nas vias urbanas com aparelhos fotográficos em posições similares ao radar e se utilizam de locais onde o condutor realmente circulou.
Assim, fotografam o veículo realizando uma falsa infração, como estacionar em local proibido, ou excesso de velocidade. Lembrando que o condutor não comete a infração, mas os golpistas fotografam e marcam data e horário para produzir um boleto falso de multa contendo as informações. Assim, o condutor acredita que realmente se trata de um tipo de autuação legítima por parte do órgão de trânsito.
Em seguida, preparam o falso boleto idêntico ao de uma multa comum e adicionam os comprovantes do “flagra” cometendo a “infração”. Enviam o boleto por e-mail e oferecem descontos para pagamento adiantado da suposta multa de trânsito.
Como se precaver do golpe da multa falsa?
A principal forma de se precaver é não abrir e nem pagar boletos que dizem ser multas. Isso pois os órgãos de trânsito não enviam a multa dessa forma, muito menos sem que antes haja uma notificação formal ao motorista.
Cheque sempre no aplicativo da Carteira Digital de Trânsito, site do Detran do seu estado ou vá ao órgão para verificar se existe realmente alguma multa em aberto para você.
Agora você já sabe mais sobre o golpe da multa falsa. Compartilhe esse artigo com todas as pessoas que você conhece, para que possam se defender da ação dos bandidos e denunciar quando se deparar com esse caso.