Você costuma viajar com pet em seu veículo? Seja cão ou gato, os pets representam atualmente uma parte importante da família e geralmente vão junto na hora de uma viagem de fim de semana ou até mais longa. É muito comum ver pessoas indo curtir uma viagem em família junto com seus animais.
Sendo assim, saiba que antes de fazer as malas, é muito importante entender o que diz o Código de Trânsito (CTB) a respeito desse tipo de conduta. Você pode evitar multas se prestar atenção nas regras existentes para o transporte correto dos animais.
Se você quer entender mais como isso funciona? Então confira em seguida todas as informações.
Como viajar com pet com segurança?
Você precisa entender que viajar com pet não é proibido pelo CTB. Você pode sim levar seus animais em passeios como esse, portanto, deve apenas se atentar as regras específicas para fazer tudo com segurança.
Segundo o que diz o artigo 252, inciso II:
Dirigir o veículo:
II – transportando pessoas, animais ou volume à sua esquerda ou entre os braços e pernas;
- Infração – média;
- Penalidade – multa.
Nesse sentido, não podemos transportar os animais a nossa esquerda. Já o artigo 235 diz o seguinte:
Conduzir pessoas, animais ou carga nas partes externas do veículo, salvo nos casos devidamente autorizados:
- Infração – grave;
- Penalidade – multa;
- Medida administrativa – retenção do veículo para transbordo.
Ou seja, você não pode viajar com pet na cabine de uma caminhonete ou mesmo com a cabeça para fora da janela em seu carro. Essa conduta é perigosa para seu animal de estimação e ainda pode ocasionar acidentes na via, colocando em risco as vidas de outras pessoas.
Vale lembrar ainda o que diz o artigo 169 do CTB, que menciona que dirigir sem a devida atenção é infração leve e tem como pena a multa. Ou seja, o cão ou gato não pode tirar a atenção do motorista em nenhum aspecto.
Como fazer o transporte do pet dentro da lei?
Existem formas específicas de transportar o seu animal de estimação de forma segura. Primeiramente, é importante notar que o animal deve estar sempre no banco traseiro do veículo. Isso serve para que não tire a atenção do motorista durante a viagem ou cause acidentes por conta de movimentos bruscos.
Além disso, é importante notar também que é prudente prender o animal a cadeirinhas ou cintos específicos para eles que existem no mercado. Assim, no caso de uma freada brusca ou acidente, o animal fica seguro. Isso é muito importante para ele e para os humanos, já que evita choques provenientes do impacto.
Existe limite máximo de pets por veículo?
Não. O nosso código de trânsito não delimita um número máximo para viajar com pet, mas é importante ter um bom senso. Portanto, se tiver muitos animais a transportar, cogite contratar um serviço específico ou mesmo se dividir em mais carros. O importante é manter a direção segura e a viagem tranquila.
Pois bem, agora que você já entendeu as regras de viajar com pet em segurança, planeje seu próximo passeio da melhor forma possível e compartilhe esse artigo.