Muitos motoristas não sabem exatamente quais são as principais regras que envolvem todo o processo de uma CNH vencida. Quando é preciso renovar, o que pode acontecer se terminar o prazo, se pode rodar com ela já expirada, enfim. As dúvidas são muitas.
Nesse sentido, decidimos explicar tudo e desmistificar tudo o que envolve esse acontecimento comum na vida de todo motorista. Dessa forma, você saberá exatamente o que é preciso fazer e como pode resolver o problema sem maiores percalços.
Confira em seguida todos os detalhes e entenda de uma vez as regras que envolvem a carteira de habilitação de acordo com o Código de trânsito Brasileiro (CTB).
O que configura a CNH vencida?
Toda carteira de habilitação tem um prazo de validade. Ele pode ser mais longo ou mais curto, a depender de fatores específicos como idade ou outras condições físicas que possam necessitar de acompanhamento de forma mais constante.
Sendo assim, quando o documento extrapola o período designado nele, temos que a CNH está vencida. Nesse caso, no dia seguinte da data estipulada na carteira, o documento já perde a validade e o condutor precisa iniciar o processo de renovar CNH.
Qual o prazo para regularizar a CNH vencida?
Por regra, você tem até 30 dias após o vencimento como prazo limite para renovar a CNH e não ficar fora da lei. Ou seja, mesmo após a data delimitada no documento, você ainda pode circular com a carteira sem levar multa por esse prazo. Depois do período indicado acima, você fica sujeito a multa.
Esse prazo serve justamente para que o motorista possa ter tempo hábil para pagar as taxas de renovação, marcar o exame médico, realizar todos os procedimentos necessários de forma a pegar sua nova carteira com novo prazo de validade.
Qual a multa por andar com CNH vencida?
Dirigir com CNH vencida é infração gravíssima e o condutor leva 7 pontos na carteira. Além disso, precisa pagar uma multa no valor de R$293,47 e sofre a medida administrativa de ter o veículo retido, bem como o recolhimento da carteira de motorista.
Como é possível perceber, se você insistir em dirigir seu veículo ou de outra pessoa após o período de 30 dias de vencimento, então pode incorrer nas penalidades acima. É muito importante então fazer o processo de renovação antes disso para não ter problemas.
Posso renovar carteira antes do prazo?
Como regra, você pode sim renovar CNH antes do prazo. Nos 30 dias que antecedem o vencimento da habilitação você já pode entrar com o pedido para pegar o novo documento sem qualquer problema.
Além disso, vale mencionar os casos especiais. Você pode também renovar antes desse período ou a qualquer tempo desde que tenha alguma justificativa, como a mudança de país por exemplo. Vale a pena se informar no Detran do seu estado para entender como funciona para o seu caso específico.
Gostou de saber mais a respeito da CNH vencida? Então aproveite para compartilhar esse artigo com seus amigos e familiares que estão precisando renovar o documento.