Você conhece todas as regras para transportar criança em carro? Neste post, você vai entender tudo sobre a legislação e a necessidade de conhecer a forma correta de levar os pequenos nos automóveis. Pois, as leis consideram peso e altura durante o uso desses itens de segurança que podem salvar a vida das crianças no trânsito.
A legislação oferece 70% de chance de sobrevivência em casos de acidentes no trânsito e isso é muito importante. Por isso, leia mais e entenda tudo sobre transportar criança em carro da forma certa para garantir a vida dos pequenos que são tão importantes. Além disso, evite multas desnecessárias obtidas pelo uso incorreto desses assentos.
Regras para transportar criança em carro
Segundo o Ministério da Saúde, os acidentes no trânsito estão entre as causas mais recorrentes de morte de crianças e adolescentes no Brasil. De acordo com levantamento apontado pelo portal Agência Brasília , três pessoas morrem antes dos 14 anos e 29 são hospitalizadas todos os dias por causa desses acidentes.
Não obstante o uso desses equipamentos seja obrigatório desde 20008, muita gente ainda continua correndo riscos desnecessários que levam ao aumento desses números anualmente. A resolução Contran 277/2008 foi atualizada em 2021 na mudança do CTB (Código de Trânsito Brasileiro) e vamos falar mais sobre as regras para transportar criança em carro a partir disso.
Pois, a dita lei da cadeirinha aumentou o reforço sobre a importância de usar esses equipamentos na hora de carregar crianças em automóveis. De acordo com o Observatório Nacional de Segurança Viária, o uso desses itens reduz em até 70% as chances de causar mortes dos pequenos no trânsito diariamente.
De acordo com Clever de Farias, segundo o portal Agência Brasília, “a criança não tem conhecimento do perigo que é andar sem o cinto de segurança no carro”. Por causa disso, o diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran-DF é taxativo ao relembrar a importância de seguir as regras para transportar crianças em carro.
Então, como transportar criança em carro?
Em primeiro lugar, você precisa entender que a condução das crianças deve observar quatro fases distintas e importantes. As crianças menores de um ano de idade devem usar o bebê conforto de forma obrigatória com o rosto sempre voltado para o encosto do banco traseiro do veículo. Esse equipamento comportar crianças que tenham menos de 13 kg ou o valor definido pelo fabricante.
Em seguida, as crianças que possuem entre 1 e 4 anos devem ser levadas em cadeirinhas infantis que suportam até 18 kg. Em seguida, as crianças entre 4 e 7 anos de idade devem ser levadas em assentos elevatórios que lhes confere aumento na altura para garantir mais segurança com o cinto.
Por fim, as crianças que possuem entre 7 e 10 anos podem ser levadas no banco traseiro com o cinto de segurança comum aos adultos. Se o veículo não possui assentos traseiros, a criança pode ser levada no banco da frente com o airbag desligado porque esse equipamento pode causar o efeito contrário em acidentes envolvendo os pequenos.
Assim, você conheceu todas as regras para transportar criança em carro e o descumprimento de qualquer medida de segurança é uma infração gravíssima com multa no valor de R$ 293, 47 e adição de 7 pontos na CNH do condutor. Além disso, o carro é retido até que a situação seja regularizada.