Será que existe limite de idade para dirigir? De acordo com o IBGE, um quarto da população terá mais de 60 anos ou mais até 2060 e o percentual será maior do que o número de crianças brasileiras. Por causa disso, diversas questões têm sido abordadas sobre as pessoas que compõem essa faixa etária. Nesse sentido, muitos se perguntam se existe essa limitação. Sendo assim, vamos falar mais sobre o assunto agora mesmo.
Saiba o que diz a lei sobre limite de idade para dirigir
Segundo as estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 25% da população vai ter mais de 60 anos em 2060. Por isso, todas as questões que envolvem os idosos são muito importantes e precisam ser discutidas para que possamos compreender melhor a situação desse público.
Essa evolução tem gerado preocupação no mundo inteiro, seja por questões financeiras como a aposentadoria, seja por questões de segurança como a que abordaremos nessa matéria. Afinal, o que diz a lei sobre limite de idade para dirigir? Com quantos anos não se pode mais assumir o volante sem correr riscos de acidentes no trânsito?
De acordo com o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), não existe qualquer limite de idade para dirigir propriamente dito nos artigos presentes no código. Então, essa decisão deve partir do próprio motorista que entender que algumas limitações o impedem de ter segurança no trânsito.
Além disso, o idoso é submetido à renovações de exames periódicos em prazos menores para avaliar a aptidão física e metal no ato de atualização da CNH. Por causa disso, alguns idosos podem não conseguir a renovação por causa de algumas limitações que são impostas pela idade avançada.
Entenda porque não existe limite de idade para dirigir
Como foi dito, o CTB não proíbe qualquer pessoa de dirigir baseado apenas na idade desse indivíduo. No entanto, algumas questões podem impedir a renovação da CNH como dificuldade para enxergar e até movimentar membros que são necessários para uma direção segura no trânsito.
Apesar disso, essa questão é muito delicada porque o ato de dirigir representa independência para muitos idosos. Portanto, a retirada dessa condição seria algo que poderia afetar a saúde mental desses indivíduos. Então, a decisão de não dirigir mais deve partir da própria pessoa que entende suas dificuldades para assumir o volante sem correr riscos de vida.
De acordo com Celso Mariano através do Portal do Trânsito, diretor do portal Trânsito e Mobilidade, alguns esforços são essenciais para manter boas condições para quem está em uma idade mais avançada. Por exemplo, a preferência em filas, as passagens gratuitas em transportes coletivos e atendimentos diferenciados são questões essenciais para ajudar esse público.
Além disso, as vagas preferenciais e diversas tecnologias presentes nos veículos atuais tendem a facilitar a vida dos idosos no trânsito. No entanto, muitas pessoas precisam conhecer mais sobre a tecnologia necessária para conduzir veículos que possuem equipamentos mais inovadores. Por causa disso, os cursos devem ser voltados para aprimorar melhor esse grupo que ainda sofre tanto com novidades tecnológicas.
Sendo assim, podemos concluir que não existe limite de idade para dirigir e que isso dependerá de cada pessoa que entende que é melhor estar seguro do que independente no trânsito.