Você já deve ter se perguntado “o que acontece se eu não parar na blitz?” Nesta matéria, você vai entender tudo sobre essa questão que gera dúvida em muitos condutores pelo Brasil inteiro. Afinal, as batidas policiais acontecem de norte a sul no país e todos já se perguntaram isso em algum momento, não é mesmo?
Será que você estará cometendo algum crime de trânsito? Será que essa é uma infração que gera multa e pontos na CNH? Será que uma perseguição policial seria iniciada automaticamente? Entenda mais sobre esse assunto que é tão importante para os motoristas brasileiros.
Afinal, o que acontece se eu não parar na blitz? Entenda!
Qualquer brasileiro sabe o que significa blitz, não é mesmo? A famosa batida policial que exige que todos os carros parem para que algo seja averiguado acontece em qualquer canto do Brasil se houver necessidade. Nessa hora, seja por pressa, seja por alguma situação diferente, alguns motoristas já tentaram furam essa averiguação passando rápido ao lado das viaturas.
Mas, o que acontece se eu não parar na blitz desrespeitando a ordem policial de parar o veículo para investigação das forças policiais? O motorista precisa saber sobre o comportamento que deve apresentar para evitar diversos problemas para sua vida. Afinal, a parada é obrigatória mesmo que seu automóvel esteja regularizado com as leis de trânsito.
Além disso, o condutor deve agir de forma responsável durante essas paradas porque ele precisa respeitar a ordem policial. Apesar disso, muitos preferem correr o risco de “furar a blitz” e outros ficam em dúvida sobre as consequências dessas ações. Portanto, veja abaixo:
Veja o que acontece se eu não parar na blitz?
De acordo com o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), nenhum artigo fala diretamente sobre a blitz policial. Por causa disso, nenhuma lei aponta o que acontece se eu não parar na blitz quando me é dado essa ordem pelo agente público. No entanto, o artigo 195 do CTB fala sobre a obediência à ordem de autoridades no trânsito.
Esse artigo é taxativo ao apontar que o descumprimento de ordens de autoridades do trânsito é uma infração grave. Por causa disso, a multa de R$ 195,23 poderá ser aplicada e 5 pontos na CNH do condutor do automóvel ou proprietário responsável pela placa. Além disso, o artigo 210 trata sobre o assunto afirmando que furar qualquer bloqueio policial configura infração gravíssima.
Nesse caso, a multa é no valor de R$ 293,47 e 7 pontos são aplicados na CNH do condutor ou proprietário do veículo em questão. Mas, você sabia que pode ser preso por não respeitar uma batida policial? De acordo com o STJ (Superior Tribunal de Justiça), o condutor que furar o bloqueio pode ser levado à prisão pelos agentes da Polícia Militar.
Então, sabe o que acontece se eu não parar na blitz policial? Podemos ficar detidos de 15 dias até 6 meses com decisão aprovada e adicionada ao artigo 330 do Código Penal. Agora que você já sabe exatamente o que acontece, compartilhe então esse artigo para que mais pessoas entendam essa situação.