Será que radar deve ter placa avisando sobre sua presença para alertar aos motoristas? Nesta matéria, você vai entender tudo sobre a Resolução 798/20 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) que regulamenta todas as normas relacionadas à fiscalização de velocidade nas vias. Portanto, entenda mais sobre o assunto agora mesmo!
Será que radar deve ter placa avisando? Entenda!
A Resolução 798/20 do Contran é responsável pelos regulamentos que envolvem a fiscalização de velocidade. De acordo com o regulamento, não é obrigatório que radar deve ter placa avisando aos motoristas sobre sua localização. No entanto, esses itens podem ser instalados somente em locais onde existam placas indicando a velocidade máxima da via.
Desse modo, se você notar placas que estejam apontando a velocidade máxima, saiba que essa via está sujeita à instalação de radares, mesmo sem avisos prévios. Ainda sobre o regulamento, alguns locais que existem redução de velocidade, as placas deverão indicar a gradual redução para que os condutores vão reduzindo sua velocidade.
Ademais, a instalação é terminantemente proibida em locais que haja quaisquer obstruções das placas que indicam a velocidade máxima da via. Por exemplo, placas escondidas atrás de árvores ou quaisquer outras construções que impeçam a visualização da informação apresentada.
Na época da publicação dessas normas, o objetivo era deixar o condutor atento sobre o limite de velocidade da via para que entenda os riscos e reduza a velocidade do veiculo. Desse modo, os motoristas reduzem as chances de sofrer quaisquer acidentes de trânsito por causa da alta velocidade que é um fator de risco.
Outras determinações sobre radar nas vias
As normas do Contran preveem a proibição do uso de quaisquer equipamentos que não apresentam registradores de imagens dos veículos que levam multa. Ademais, não se pode colocar os radares fixos sobre árvores, passarelas ou postes de eletricidade e quaisquer construções relacionadas à engenharia civil.
Além disso, a divulgação dos trechos aptos para instalação de possíveis radares deve ser feita por meio de sites de autoridades do trânsito. Desse modo, os condutores podem se informar e saber quais são as vias que estão mais sujeitas ao monitoramento mesmo que não tenha qualquer placa avisando da localização do radar no local.
Os radares móveis apresentam algumas exigências especiais também porque somente autoridades do trânsito podem usar esses equipamentos. Desse modo, não pode haver qualquer obstrução do aparelho ou do agente que o está operando nesses casos. Apesar disso, não pense que radar deve ter placa avisando porque isso não é obrigatório.
Importância de fiscalização
Como foi dito, o radar não deve ter placa avisando sobre sua localização. Afinal, isso tornaria fácil para que os condutores reduzissem a velocidade ao passarem próximos ao equipamento que faz a leitura. Desse modo, todos poderiam infringir os limites de velocidade sem qualquer preocupação porque saberiam onde estão os equipamentos que fiscalizam isso.
Então, não pense que radar deve ter placa avisando porque isso pode levar ao engano e a correr riscos desnecessários à segurança no trânsito. Afinal, a fiscalização é a única maneira de evitar abusos por parte de motoristas que não tem responsabilidade com o limite de velocidade da via.