Atenção, motorista! Um projeto de lei quer pleitear um desconto na renovação da CNH para um grupo específico de pessoas. Hoje vamos entender mais a respeito dessa importante inovação legislativa que promete tornar o processo mais justo para estas pessoas.
Se você se lembra bem, houve mudanças significativas recentemente na duração da validade da CNH. Sendo assim, esse é ponto crucial que leva em consideração o projeto de lei que está tramitando atualmente.
Vamos em seguida conferir todas as informações a respeito dele e do que pode mudar caso passe pela aprovação.
Entenda o desconto na renovação da CNH
O projeto de lei que quer o desconto na renovação da CNH busca propor a implementação de descontos no valor atual referente à renovação das carteiras de habilitação destinados a condutores com 50 anos ou mais.
Assim, esse é o ponto principal do Projeto de Lei 5153/23, atualmente em processo de tramitação no Senado Federal.
O senador Fernando Dueire (MDB/PE) é o proponente deste projeto, que busca modificar o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e, com isso, estabelecer um sistema gradativo de descontos durante a renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para aqueles com idade acima de 50 anos.
Como visto, essa pode ser uma excelente vantagem para quem tem mais de 50 anos e precisa renovar a CNH em uma janela de tempo menor.
Como funciona o projeto de lei
Conforme a redação do Projeto de Lei, a proposta pretende calcular o desconto na renovação da CNH a partir do valor total cobrado pelos demais condutores pelo órgão executivo de trânsito, com percentuais específicos da seguinte forma:
- 50% para condutores com idade igual ou superior a 50 anos e inferior a 70 anos;
- 70% para condutores que tenham idade igual ou superior a 70 anos.
De acordo com o senador, a cobrança uniforme para condutores com prazos diferentes de renovação impõe uma carga financeira desproporcional aos indivíduos com mais de 50 anos.
O senador destaca que muitos prejudicados por essa abordagem são pessoas idosas, afirmando que tal cobrança viola a Constituição Federal, a qual estipula, no art. 230, que a sociedade e o Estado têm a responsabilidade de apoiar os idosos e garantir sua participação na comunidade, incluindo o acesso à condução de veículos.
Atualmente, apenas no Rio de Janeiro existe uma previsão semelhante. Conforme o Detran/RJ, indivíduos com mais de 65 anos estão isentos do pagamento da taxa de renovação da Carteira Nacional de Habilitação, conforme estabelecido pela Lei nº 4.085, de 10 de março de 2003.
Qual é a validade da CNH atualmente?
Com as mudanças recentes na legislação, a validade da CNH aumentou para a maioria dos condutores. Assim, os prazos atualmente são os seguintes:
- 3 anos para motoristas com 70 anos ou mais;
- 5 anos para motoristas que têm de 50 a menos de 70 anos;
- 10 anos para motoristas que têm menos de 50 anos.
Assim, o desconto na renovação da CNH vai beneficiar os grupos que possuem tempo de renovação de 5 ou 3 anos. Compartilhe esse artigo para que mais pessoas saibam sobre esse projeto de lei.