Um projeto de lei instituiu o Programa Visão Zero a fim de melhorar as condições em todos os sistemas viários. Afinal, a complexidade desse sistema exige um trabalho árduo para acabar com as mortes que acontecem no trânsito. Portanto, entenda mais sobre esse programa que visa preservar a vida de motoristas pelo Brasil.
Afinal, o PL do Programa Visão Zero vai atuar em regiões que são mais conhecidas pelos acidentes no trânsito. Dessa forma, o índice de mortes deverá reduzir significativamente. Portanto, leia esta matéria entenda mais sobre o funcionamento desse projeto que promete melhorias nas vias:
Entenda o projeto de lei que institui o Programa Visão Zero
O Projeto de Lei que institui o Programa Visão Zero faz parte de um conjunto de estratégias que visam acabar com as mortes no trânsito. Para isso, o programa deverá atuar em questões como mobilidade e meios de transportes urbanos. Portanto, entenda mais sobre o PL 722/24 que já começou a dar andamento na Câmara dos Deputados, em Brasília.
Duda Salabert, Deputada Federal pelo PDT de Minas Gerais é a autora do Projeto de Lei que institui o Programa Visão Zero que segue em tramitação na Câmara. Nesse programa, a meta é reduzir o numero de vidas que são perdidas no trânsito brasileiro diariamente. Afinal, o objetivo principal é zerar esses acidentes que levam ao fim trágico de muitos motoristas.
Além disso, o PL menciona o terceiro domingo de novembro para relembrar a Memória das Vitimas de Trânsito. Com isso, atividades serão promovidas por órgãos públicos para relembrar a importância dos cuidados no trânsito. Desse modo, o PL passará a fazer parte do calendário de eventos nacionais.
Veja mais sobre o Programa Visão Zero
O Programa Visão Zero visa compreender os sistemas viários brasileiros a fim de preservar a vida a todo custo. Dessa premissa, podemos concluir que os projetistas deverão dar prioridade aos usuários do sistema viário a fim de facilitar a vida dos condutores e evitar acidentes de qualquer maneira.
De acordo com a deputada, o sistema viário precisa ser repensado porque um estudo demonstra que estamos longe de atingir esse objetivo. Afinal, estudos já comprovaram que o método aplicado na Suécia e em diversas regiões do mundo concluem que a vida deve ser preservada no trânsito com força de lei.
No entanto, entende-se que países como a Noruega não chegaram aos números irrisórios de mortes no trânsito da noite para o dia. Mas, o caminho começa por um projeto que pense nas condições das vias brasileiras. Afinal, o sistema precisa garantir a segurança dos motoristas pelo país.
Por causa disso, o país escandinavo registrou apenas 110 mortes no trânsito em 2020 e esse é um valor pífio quando se compara com a população de 5,3 milhões de habitantes. Essa proporção é quase 8 vezes a menos do que as mortes ocorridas no Brasil no mesmo período respeitando a porcentagem de habitantes.
Por causa disso, o Projeto de Lei que institui o Programa Visão Zero deve ser analisado pela Câmara dos Deputados para ser aprovado o quanto antes. Comente abaixo o que você achou dessa novidade importante sobre o trânsito.