Todos devem ter se perguntado para onde vai o dinheiro do IPVA em algum momento, não é mesmo? Portanto, preparamos esta matéria para falar sobre a aplicação desse imposto que é recolhido todos os anos. Afinal, todo motorista precisa pagar esse imposto se quiser licenciar o veículo durante o ano em exercício.
A arrecadação do IPVA é destinada tanto na manutenção das ruas e avenidas do Brasil todo como pode ser usado em áreas diversas com saúde, educação, segurança e transporte ao mesmo tempo. Por isso, entenda mais sobre para onde vai o dinheiro do IPVA no decorrer dessa matéria.
Você sabe para onde vai o dinheiro do IPVA? Veja agora
Todo motorista sabe muito bem que o IPVA é um imposto muito necessário e obrigatório para quem deseja licenciar o veículo todos os anos. Afinal, o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores é aplicado para carros, motos, ônibus, entre outros automóveis que se deslocam pelas ruas do Brasil.
Mas, nem todos sabem para onde vai o dinheiro do IPVA e esse assunto é muito recorrente entre os condutores. De acordo com a Secretaria da Fazenda de São Paulo, o valor arrecadado possui diversos fins. Do total, 20% é destinado ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
O restante do imposto que é obtido durante essa arrecadação anual é destinado para o Governo Estadual (40% da fatia) e Governo Municipal (40% do bolo) da cidade em que o automóvel fora adquirido anteriormente. Ademais, o valor que é resgatado contribui para o orçamento das prefeituras desses municípios.
Nesse sentido, o dinheiro do IPVA pode ir para diversas necessidades que variam de acordo com a cidade em que foi adquirido tal automóvel. Pois, os prefeitos e governadores utilizam esse capital para melhorar as vias e garantir a manutenção de serviços essenciais como saúde e educação do município.
Então, por que não posso atrasar o IPVA?
Como vimos, o dinheiro do IPVA é essencial para a manutenção de muitos serviços importantes no dia a dia de qualquer pessoa. Por isso, esse pagamento deve ser feito anualmente para garantir a saúde financeira do estado ou município. No entanto, outros problemas estão relacionados ao atraso do pagamento de IPVA.
O mais comum é a aplicação de juros e multas diárias que se dão pelo atraso no pagamento desse imposto. Mas, a falta de pagamento prejudica mais porque impede o licenciamento do automóvel em questão. Ou seja, você anda com o seu carro de forma irregular quando não paga o IPVA e não faz o licenciamento anual.
Esse imposto foi criado em 1985 e ganhou o país com uma alíquota definida pode cada estado. Sendo assim, o IPVA acabou substituindo o extinto TRU (Taxa Rodoviária Única) que fora criada em 1969. Então, agora que você sabe para onde vai o dinheiro do IPVA, não deixe de pagar esse imposto que é obrigatório e deve acontecer até março deste ano. Assim, você evitará juros e diversos problemas decorrentes do atraso desse pagamento.