A área de espera para motos é abordada no Anexo I do CTB (Código de Trânsito Brasileiro) e vamos falar mais sobre as regras de utilização desse local. Afinal, sabe-se que esse espaço é reservado para as motocicletas aguardarem o semáforo abrir à frente de outros automóveis. Já que, esses condutores precisavam dividir os corredores com carros parados antes de criarem essas áreas.
Mas, você conhece as regras de utilização da área de espera para motos? Nesta matéria, vamos abordar tudo sobre a lei que foi implementada a partir de 2021 e que causa muitas dúvidas na maioria das pessoas até hoje. Portanto, confira:
Veja as regras de utilização da área de espera para motos
A área de espera de motos foi incluída no Código de Trânsito Brasileiro por meio do anexo I da Lei 14.071, em 2021. De lá pra cá, os órgãos de trânsito tem feito a pintura de linhas à frente da faixa de retenção para outros veículos para que as motos aguardem a abertura dos sinaleiros.
Desse modo, a mudança traz mais segurança para ambas as partes porque os motociclistas não precisam aguardar ao lado dos carros. E, essa condição causava mais acidentes que iam desde riscos nas latarias dos automóveis até retrovisores quebrados, entre outros problemas causados pela posição das motos no corredor.
De acordo com a lei, “a área delimitada por duas linha de retenção antes da faixa de pedestres é destinada somente ao uso de motociclistas e ciclomotores próximos ao semáforo imediatamente à frente dos outros veículos maiores”. Por causa disso, essas regras devem ser seguidas para evitar problema.
No entanto, mesmo que seja exclusivo, esse anexo é apenas um adito ao código e isso significa que qualquer motorista que resolva parar o veículo nessa faixa não estão cometendo infrações de trânsito. Então, não se preocupe com multas se você avançar dentro das faixas de retenção porque essa ação não é passível de penalidade.
Importância da área de espera para motos
Apesar de não ser uma infração de trânsito para quem avançar com outros veículos dentro da área de espera para motos, os condutores não devem praticar essa ação. Afinal, as motocicletas são veículos menores e, portanto, mais frágeis no trânsito. Então, essa desvantagem faz com que qualquer acidente prejudique mais os condutores desses veículos de duas rodas.
Além disso, a área de espera para motos visa melhorar a vida de todos os motoristas de quaisquer automóveis. A abertura do semáforo vai ser mais fluída quando esses condutores estiverem posicionados nesses locais reservados, já que, esses veículos dividiam espaço nos corredores entre carros e outros automóveis e isso deixava o processo mais moroso na abertura dos sinaleiros.
Ademais, essa área de espera reduz o número de acidentes de trânsito porque auxilia no combate aos problemas do dia a dia como batidas em portas de outros veículos. Então, o risco diminuiu bastante com as motocicletas à frente das faixas de contenção. A prefeitura de Fortaleza, no Ceará, relatou que o município teve uma boa redução dos acidentes por causa da área de espera de motos que foi implementada.
Sobre a parte que diz:
“A abertura do semáforo vai ser mais fluída quando esses condutores estiverem posicionados nesses locais reservados, já que, esses veículos dividiam espaço nos corredores entre carros e outros automóveis e isso deixava o processo mais moroso na abertura dos sinaleiros.”
Não concordo 100%. Se pensarmos em muitos motoristas que são (desculpem) lerdos e desatenciosos, sim, 100%. Não há o que falar. Refiro-me a motoristas que esperam o sinal para só depois “reiniciar” o cérebro, para só então sonhar em imaginar em pensar em engatar uma primeira marcha, para recolocar o carro em movimento. Isso, aliado à atitude dos motociclistas, terá um cenário mais favorável com esse espaço dedicado às motos.
Porém, quando se trata de motoristas atenciosos e preocupados em colaborar ao máximo com a fluidez do trânsito, as motos à frente podem atrapalhar e resultam em uma situação na qual esses bons motoristas são prejudicados. Agora refiro-me aos motoristas que prestam atenção ao sinal, que se preparam antes mesmo do sinal abrir e recolocam seus veículos em movimento assim que a luz verde aparece. Esses motoristas, por exemplo, prestam atenção ao momento em que o sinal da outra via passa para o amarelo, e já engatam a primeira marcha. Frequentemente, esses motoristas chegam ao sinal fechado antes e param na primeira posição da fila. Uma moto chega depois e fica à sua frente, agora com todo respaldo da lei. O sinal abre, e o entregador de lanche está olhando o celular, impedindo o bom motorista de andar…
Ou seja, para o motoristas lerdo e desatencioso, nada muda, pois, quando ele finalmente conseguir andar, as motos já estarão longe. Para o bom motorista, que antes precisa aturar somente um ou outro motociclista infrator que ficava à frente da linha de retenção (que, em geral, era o motociclista que saía rapidamente do sinal, não atrapalhando), agora tem que lidar com várias motos que chegaram depois e obtiveram o direito de furar a fila, sendo que, entre esses motociclistas, muitos são literalmente empacados e não conseguem sair do sinal mais rápido do que um carro de uma tonelada e meia.
Infelizmente, essa demarcação é fruto de muito mi-mi-mi. Chegou depois, deveria ficar depois, e não no vão entre os carros, aquele espaço que as pessoas cismam de chamar de corredor, passando a ideia de que é para correr.
Infelizmente, esse é um caso em que a tolerância ao erro resulta em uma situação que piora as coisas, e as pessoas ainda têm a coragem de aplaudir e achar que é bom…