Será que andar na faixa do BRT dá multa? A sigla BRT (Bus Rapid Transit) foi criada pensando em quem deseja agilidade no trânsito. Afinal, essa via expressa foi criada para algumas linhas de ônibus que são mais congestionadas a fim de trazer mais celeridade nas vias. No entanto, algumas questões muito recorrentes surgem em relação à faixa desse ônibus rápido.
Por exemplo, alguns motoristas se perguntam se podem transitar e em quais ocasiões podem fazer isso. Pensando nisso, preparamos uma matéria completa para falar se andar na faixa do BRT dá multa e sobre outras questões igualmente relevantes acerca desse tema. Por isso, leia mais e entenda tudo sobre essa faixa exclusiva para esses transportes coletivos:
Veja se andar na faixa do BRT dá multa
Muitos ficam em duvidas quando alguém pergunta se andar na faixa do BRT dá multa. Você saberia responder alguém que tivesse essa duvida? Se não, não se preocupe porque vamos apresentar a resposta durante este artigo. Visto que, algumas situações permitem que condutores de outros veículos acessem essa faixa exclusiva e precisamos abordar essa questão também.
Afinal, quais são as regras que permitem o uso da faixa do BRT? Nesta matéria, buscamos as respostas apresentadas pelo advogado Marcos Zanetti, especialista em trânsito e membro da ABRATAN (Associação Brasileira dos Advogados de Trânsito) que cedeu entrevista ao site Portal do Trânsito. Portanto, entenda:
Quem rege as leis da faixa do BRT?
De acordo com o advogado, dois manuais regem as leis relacionadas à faixa do BRT (veículos articulados). Visto que, a engenharia de trânsito faz uso do manual brasileiro de trânsito para tratar dessa questão. Por causa disso, toda situação que está relacionada ao BRT é coordenada por tal documento.
Por exemplo, as sinalizações específicas e a fiscalização quanto ao cumprimento delas durante o trecho do BRT ficará a cargo dessa equipe. Então, toda autuação será feita de acordo com as regras pertencentes ao manual brasileiro de trânsito.
O que diz a legislação sobre o BRT?
No Brasil, nenhuma lei especifica trata diretamente sobre o BRT no CTB (Código de Trânsito Brasileiro). No entanto, os veículos articulados que utilizam essa faixa são abordados pelas leis e devem seguir as normas que regem sua circulação. Então, o mesmo vale para todos os outros condutores que desejam usar a faixa exclusiva desse meio de transporte.
Nesse sentido, será que usar a faixa do BRT dá multa? Esse é o maior medo das pessoas que desejam invadir aquele espaço para chegar mais rápido ao destino final, não é mesmo? Então, veja as situações que permitem que os condutores acessem essa faixa exclusiva:
Quais situações permitem o uso da faixa do BRT?
De acordo com Zanetti, outros veículos podem acessar as faixas do BRT somente quando a sinalização de trânsito indica ou por automóveis de emergência como ambulância e polícia, por exemplo. Então, quem ousa usar a faixa do BRT para ultrapassar sem que a sinalização permita terá que arcar com uma infração gravíssima que gera multa no valor de R$ 293, 47 e 7 pontos na CNH.