Você sabe o que é luz de rodagem diurna que é mais conhecida pela sigla DRL (de Daytime Running Light, em inglês)? Nesta matéria, vamos falar mais sobre sua utilidade e entender mais sobre o que diz a legislação sobre essa tecnologia recente. Afinal, será que andar somente com a DRL pode gerar multa ao condutor? Veja o artigo completo e encontre suas respostas agora mesmo:
Veja o que é luz de rodagem diurna
A luz de rodagem diurna foi criada para que o carro possa ficar visível a todos sem que o motorista precise usar o farol baixo. No entanto, elas são muito usadas para trazer mais elegância e sofisticação para seu automóvel também. Visto que, o formato da DRL costuma seguir o design dos faróis de forma completamente estética visando o embelezamento do automóvel.
Anteriormente, essas luzes diurnas não eram citadas nas leis de trânsito porque eram muito recentes. No entanto, a Polícia Rodoviária Federal solicitou que fossem incluídas no Código de Trânsito para que alguns limites fossem adicionados ao uso desse dispositivo. Afinal, a DRL não substitui o farol baixo em situações que demandam iluminação mais forte como à noite ou em túneis, por exemplo.
Já que, a DRL é qualquer iluminação que ofereça de 400 até 1200 candelas (unidade internacional de medição de luminosidade). Portanto, não é suficiente para quem dirige à noite ou passa por túneis usando apenas esse dispositivo acionado. Por isso, entenda os limites e como usar a DRL corretamente:
Para que serve a luz de rodagem diurna?
A luz de rodagem diurna é forte o suficiente para que qualquer motorista possa ver seu veículo durante o dia. Essa função liga automaticamente a partir do momento que você liga seu automóvel. Então, seu objetivo é garantir que outros condutores o vejam e impeçam qualquer contato entre dois veículos causando acidentes.
A DRL é obrigatória em todos os veículos que foram fabricados a partir de 2021 e esses dispositivos podem utilizar lâmpadas comuns ou LED. Já que, sua função consiste em ser forte o suficiente para que seja vista acesa mesmo com a luz do sol. No entanto, seu facho é muito curto e não serve como farol baixo em situações que exigem iluminação como túneis. Nesse sentido, o que diz a lei sobre a DRL? Veja abaixo:
O que diz a legislação sobre luz de rodagem diurna?
A legislação atual afirma que todo veículo produzido a partir de 2021 deve conter DRL para facilitar a visualização do automóvel. Além disso, as leis de trânsito exigem que todos os automóveis presentes nas vias a partir de 2023 devem contar com essa funcionalidade. E, vale lembrar que todo motorista que dirige com lanterna apagada nas rodovias comete infração média.
Nesse caso, a multa de R$ 130,16 e quatro pontos na carteira do motoristas são as penalidades relacionadas à infração. Além disso, o código 96 do CTB afirma que qualquer mudança nas condições originais do veículo devem ser mencionadas aos órgãos de trânsito responsáveis. Por isso, você não pode instalar luz de rodagem diurna sem anuência legal para realizar essa ação.