Quem dirige entende que é necessário manter alguns cuidados para dirigir na neblina, não é mesmo? Afinal, essa condição climática aumenta a dificuldade de visualização do trajeto à nossa frente. Por causa disso, preparamos esta matéria para falar sobre algumas dicas para não correr riscos nesse momento.
Afinal, a neblina cria condições que tornam a condução perigosa. Já que, ela reduz a visibilidade e torna a identificação de perigos mais difícil. Afinal, essa condição cria ilusões de óticas que podem fazer com que os motoristas julguem o caminho de forma errada. Desse modo, as chances de acidentes aumentam muito nessas situações.
4 cuidados para dirigir na neblina
Pensando na dificuldade que tal condição oferece aos motoristas, separamos 4 cuidados para dirigir com neblina que podem ajudar muito. Portanto, veja algumas dicas do que fazer para evitar acidentes quando se deparar com essa situação no dia a dia:
Reduza a velocidade e mantenha a calma
Como foi dito, a neblina reduz a visibilidade de forma considerável e não conseguimos notar outros veículos a poucos metros de distância em algumas ocasiões. Por causa disso, o primeiro cuidado que deve ser tomado é a redução da velocidade para evitar colisões traseiras com outros motoristas.
No entanto, não faça isso de maneira brusca porque outros condutores podem estar vindo logo em seguida. Então, mantenha a calma e dirija em uma velocidade baixa, porém constante para evitar quaisquer problemas com outros condutores no trânsito ao mesmo tempo.
Evite dirigir ou pare por um tempo
Se você puder e estiver com tempo para viagem, estacione por um tempo e espere até que a condição melhore. Dirija até o próximo posto e espere até que tenha melhorado a situação para continuar seu trajeto. Pois, vale a pena prolongar o tempo de viagem ao invés de correr riscos que a neblina mais densa oferece.
Mas, se estacionar no acostamento, mantenha o pisca alerta sempre ligado e desligue os faróis porque isso permitirá que outros motoristas o vejam ali. Mas, se continuar dirigindo, veja mais um dos cuidados para dirigir na neblina que são mais importantes:
Use farol baixo ao dirigir na neblina
Um dos cuidados para dirigir com este tempo que é mais conhecido é o uso de faróis baixos na estrada nessas condições. Isso pois o farol alto espalha com mais intensidade e a visibilidade é mais prejudicada. Por outro lado, o farol baixo ilumina “por baixo” na camada densa da neblina e isso possibilita que você siga seu trajeto sem correr tantos riscos.
Se o seu veiculo possui DRL, use-os porque os faróis de neblina apresentam uma cor que evitam o brilho causado pelos faróis tradicionais.
Fique atento
A atenção é essencial para quem precisa rodar neste tempo, pois a visibilidade é reduzida e qualquer movimento deve ser percebido rapidamente. Afinal, nem todos os condutores tomam os cuidados que mencionamos acima e isso nos expõe ao risco também. Ou seja, dirija de forma defensiva para evitar acidentes mesmo que sejam causados por outros condutores. Assim, esses cuidados para dirigir na neblina servem para que todos saiam ilesos dessa condição climática.