Hoje vamos dar informações atualizadas sobre o valor da multa por viseira aberta. Você já conhece esta infração?
Todos sabem que a viseira é muito importante para os motociclistas, não é mesmo? Afinal, ela impede que objetos em suspensão no ar entrem em colisão com a face dos motoristas. Por si só, isso ajuda muito na garantia de segurança na hora de conduzir motos. No entanto, outra coisa motiva mais ainda seu uso que é a multa por viseira aberta. Portanto, leia esta matéria e entenda tudo sobre a infração, valores atualizados e detalhes relacionados ao uso desse acessório:
Confira valores atualizados e detalhes sobre multa por viseira aberta
As viseiras são partes muito importantes dos capacetes porque protegem os olhos contra impacto de quaisquer partículas, seja de água, seja de poeira. Além disso, um objeto suspenso no ar pode causar acidentes sérios se colidir com seu rosto enquanto a viseira estiver aberta, não é mesmo? Pensando nisso, preparamos esta matéria para falar sobre a penalidade educativa que é aplicada aos condutores de motos quando não usam viseira fechada.
Quando o primeiro Código de Trânsito Brasileiro entrou em vigor, o uso da viseira aberta era considerado infração de natureza gravíssima e levava à perda do direito de dirigir motos. Em 2013, a lei mudou e tornou-se mais branda para não prejudicar tantos condutores que insistem na prática. Então, entenda os valores atualizados e detalhes sobre multa por viseira aberta logo abaixo:
Detalhes sobre a multa por viseira aberta
Em 2020, a lei número 14.071 abordou o tema no CTB e a regulamentação é a que vale até hoje para quem dirige com viseira aberta. De acordo com legislação, quem dirige com viseira aberta comete uma infração média e isso acarreta em multa no valor de R$ 130,16 e 4 pontos na CNH do condutor.
Vale lembrar que a multa pode ser aplicada ao condutor mesmo quando apenas o passageiro está com a viseira aberta. Visto que, essa prática pode causar acidentes ao garupa e essa medida educativa é necessária para coibir essa prática. Mas, quais os modelos de viseira que podem ser usados sem que os condutores estejam cometendo alguma infração? Veja a seguir:
Quais os tipos de viseiras permitidas?
Hoje em dia, você deve ter notado que os condutores usam e abusam da criatividade na hora de escolher viseiras, não é mesmo? Afinal, alguns usam modelos fumês e outros usam até modelos coloridos para embelezar o capacete. Mas, você pode usar qualquer tipo de viseira sem ter problemas com as leis de trânsito? Depende!
À noite, somente a viseira cristal é permitida porque não afeta a visibilidade dos condutores. Durante o dia, você pode usar viseira fumê, metalizada e colorida sem quaisquer problemas com órgãos de trânsito. No entanto, as viseiras devem estar em boas condições de uso também para não prejudicar a visibilidade.
Segundo Celso Mariano, especialista e diretor do Portal do Trânsito, o uso da viseira pode ser substituído pelos óculos de proteção específicos. Ou seja, modelos de óculos que garantem proteção aos condutores, diferentemente de modelos estéticos que não trazem qualquer segurança. Visto que, a multa por viseira aberta pode ser aplicada quando os condutores não estão protegendo os olhos corretamente.
Quem multa o Detran por incompetência e serviços mal prestado ,outra coisa chega a ser ridículo o Detran ter 5 anos pra punir o motorista fiz a cnh de um cliente fez todo processo de cassação aí o Detran emitiu a cnh válida por 10 anos 6 meses depois cassou a cnh de novo por multa de 4 anos atrás palhaçada e não tem lugar pra reclamar e cobrar providência pois puniram o motorista 2 vezes pelo mesmo motivo acorda poder público ineficiente