Não tem como negar que o BYD é o carro elétrico que revolucionou esse segmento no Brasil, principalmente com o BYD Dolphin EV. Afinal, podemos separar o antes e o depois da chegada dessa marca ao nosso país. Já que, seus veículos com preços mais acessíveis fez com que outras montadoras oferecessem automóveis mais baratos também. Nesse sentido, será que o BYD Dolphin EV ainda vale a pena com outras montadoras oferecendo modelos mais em conta? Nesta matéria, vamos falar tudo sobre esse veículo para que você possa tomar sua decisão.
Afinal, esse carro custa 150 mil reais e podemos encontrar modelos como Renault Kwid por apenas 99 mil reais. No entanto, o BYD Dolphin EV entrega 5 anos ou 500 mil quilômetros de garantia para o carro inteiro. Além disso, a montadora chinesa oferece até 8 anos de garantia de bateria sem limite de quilometragem também. Por isso, temos a impressão de que a fabricante oriental confia mesmo em seu trabalho, não é mesmo? Logo abaixo, vamos entender se BYD Dolphin EV ainda vale a pena. Portanto, leia mais:
Será que o BYD Dolphin EV ainda vale a pena?
Em primeiro lugar, você precisa entender que seu perfil de uso é essencial para compreender se o BYD Dolphin EV ainda vale apena. Afinal, esse veículo tem até 290 km de alcance com apenas uma carga de bateria. Por causa disso, seu uso mais urbano é muito bom, especialmente quando não se utiliza o ar condicionado diariamente. Pois, toda carga elétrica advém da mesma fonte que movimenta e alimenta os componentes do automóvel chinês. Sendo assim, entenda seu perfil e veja nossa analise baseada nas condições que espera desse automóvel:
Uso geral
Para uso geral, o BYD Dolphin EV nos dá a impressão de ser um carro elétrico confortável com um espaço interno agradável para cinco pessoas. Apesar disso, seu porta malas não é tão grande e comporta apenas 250 litros. No entanto, esse carro suporta uma carga de até 410 kg com facilidade e isso é uma vantagem quando se trata de um carro compacto.
Apesar disso, a suspensão pode apresentar ruídos quando esse veículo é submetido a lombadas ou valetas maiores. Mas, a posição central das baterias garante estabilidade para a carroceria nessas situações.
Desempenho
Por fim, não podemos afirmar se o BYD Dolphin EV ainda vale a pena sem falar no seu desempenho, não é mesmo? O motor desse carro não é potente, mas entrega potência máxima de 95 cv e torque máximo de 18,4 m·kgf. De acordo com o fabricante, o carro pode chegar a 100 km/h em apenas 10,9 segundos e sua velocidade máxima é de 160 km/h.
Assim como qualquer carro elétrico, o BYD Dolphin EV tem uma conexão direta do motor com as rodas e isso permite acelerações mais rápidas. Sua bateria possui 44,9 KW/h e pode ser carregada em qualquer fonte de 6,6 kW (AC) ou até 60 kW (DC). Geralmente, a carga entre 10 e 80 % é suficiente para uso rodoviário e leva apenas 30 minutos para atingir esse nível. Em casa, o carro carrega de 0 a 100% da bateria em apenas 6 horas. Ou seja, você dorme e quando acorda já está completa.
Conclusão
Dito isso, você vai decidir se o BYD Dolphin EV ainda vale a pena comparando com outros carros elétricos do mercado brasileiro. Mas, o número atrativo de vendas da montadora chinesa deixa claro que as pessoas aprovaram esse modelo aqui no Brasil.