Antes de qualquer coisa, entenda que não existe perda definitiva da CNH No Brasil até mesmo em casos mais graves de infrações cometidas. Mas, por quê? Nesta matéria, vamos explicar tudo sobre as penalidades que envolvem a perda do direito de dirigir por algum tempo. Então, veja até o final e entenda tudo sobre as infrações e suas respectivas penalidades:
Será que existe perda definitiva da CNH no Brasil?
O CTB (Código de Trânsito Brasileiro) estabelece duas penalidades diferentes ao condutor que perde seu direito de dirigir por algum tempo. No entanto, não existe a perda definitiva da CNH no Brasil e vamos deixar isso bem claro durante a leitura desta matéria. Portanto, acompanhe até o final e entenda o motivo.
Afinal, algumas práticas como embriaguez ao volante são infrações gravíssimas e geram comoção social quando envolvem acidentes, especialmente fatais. Ainda assim, esse caso não gera a perda em caráter definitivo da Carteira Nacional de Motorista. Já que, esse direito é irrevogável. Ou seja, uma vez adquirido o direito de dirigir depois de ser submetido a todos os testes e exames, o condutor nunca mais perderá isso durante a vida.
Afinal, tanto a CNH suspensa quanto a CNH cassada são penalidades impostas aos condutores que cometem infrações por órgãos competentes. No entanto, as duas situações estão bem exemplificadas no CTB para não deixar qualquer dúvida sobre as consequências. Já que, uma condição é completamente distinta da outra. Apesar disso, nenhuma delas leva à perda do direito de dirigir para sempre. Veja os motivos:
Por que não existe perda definitiva do direito de dirigir no Brasil?
De acordo com Celso Mariano, diretor do Portal do Trânsito, muita gente fica em dúvida sobre a questão da perda definitiva da CNH no Brasil. Afinal, algumas infrações são consideradas crimes de trânsito como acidentes que envolvem morte causada por embriaguez ao volante. Ainda assim, o condutor não perderá seu direito de continuar dirigindo depois de um tempo?
Os legisladores brasileiros entendem que a perda definitiva de CNH é uma penalidade excessiva demais. Além disso, os cidadãos não estão cobrando dos políticos como deveriam para que essa lei passe a existir depois da análise dos congressistas. Desse modo, continuamos como segue o CTB atualmente que rege que não existe essa perda definitiva do direito de assumir o volante novamente.
Já que, os órgãos de trânsito não são responsáveis por criar as leis que estão inseridas no CTB. Pois, esses agentes são apenas os fiscalizadores das leis que são criadas no Congresso Nacional. Por isso, a população precisa eleger deputados e senadores que estejam alinhado com esse compromisso para mudar a legislação atual.
Como é a perda do direito de dirigir no Brasil atualmente?
Atualmente, a perda do direito de dirigir no Brasil acontece por meio da suspensão ou cassação provisória da CNH. Esta última, por sua vez, pode manter o motorista longe das ruas por até dois anos no máximo. Depois disso, o condutor poderá passar pela reciclagem para realizar os exames necessários para ter sua carteira novamente. Portanto, a perda definitiva de CNH no Brasil não existe e mudar isso poderia levar muitos anos.