Todo motorista sem exame toxicológico poderá receber multa a partir de 1° de maio e não foi por falta de aviso, não é mesmo? O prazo para regularizar essa situação está chegando ao fim e a Agência Brasil informou que os condutores dessas categorias têm até o dia 30 de abril para regularizar tais situações.
Essa exigência está prevista no CTB e isso se aplica a qualquer condutor que precisa renovar ou adicionar categorias C, D ou E à CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Então, se você está nessas condições, saiba que motorista sem exame toxicológico poderá receber multa a partir de 1° de maio. Portanto, agilize esse processo agora mesmo!
Você sabia que motorista sem exame toxicológico poderá receber multa a partir de 1° de maio?
O exame toxicológico não é uma opção, e sim uma obrigação para qualquer condutor das categorias C, D e E. Afinal, esse exame serve para atestar se esses motoristas estão gozando de capacidade plena de dirigir de forma segura. Afinal, a detecção de drogas ilícitas é realizada por meio da coleta de fluídos que os laboratórios realizam. Então, motoristas que sejam flagrados com exame positivo podem ser penalizados em até três meses sem dirigir e outras sanções.
Por causa disso, a obrigatoriedade do exame toxicológico não pode ser discutida. Já que, esses motoristas levam cargas pesadas e, muitas vezes, perigosas. Por causa disso, eles precisam estar em capacidade plena de exercer suas funções ao volante sem o uso de quaisquer substâncias entorpecentes.
Então, todo motorista sem exame toxicológico poderá receber multa a partir de 1° de maio e com razão. Afinal, esse teste pode garantir segurança tanto para esses condutores quanto para outros motoristas que estão sujeitos a acidentes causados por causa do uso de quaisquer entorpecentes ao volante.
Onde realizar o exame toxicológico?
Como foi dito acima, todo motorista sem exame toxicológico poderá receber multa a partir de 1° de maio. Então, se você ainda não fez esse teste, basta procurar os laboratórios que sejam credenciados junto ao Detran (Departamento de Trânsito) do seu estado. Lá, os profissionais farão a coleta necessária e o resultado fica pronto até 15 dias úteis após a retirada dos fluídos.
Essa medida visa controlar e garantir a segurança dos condutores profissionais. Afinal, qualquer droga pode atrapalhar suas faculdades mentais e dificultar na hora de dirigir de forma segura. Além disso, todo motorista das categorias C, D e E devem cumprir outros requisitos igualmente importantes para provarem que são capazes de se manter ao volante desses veículos.
Entre eles, cursos específicos de cargas especiais, exames físicos e avaliações mentais podem ser requisitadas de acordo com a sua categoria. Afinal, alguns transportes demandam uma responsabilidade maior e isso exige que os condutores provem que estão aptos para levar algumas cargas.
Então, os condutores precisam ficar atentos aos prazos de realização dessas provas e do exame toxicológico. Visto que, o não cumprimento das normas estabelecidas pelo CTB gera penalidades que, em alguns casos, podem ser severas. Agora você já sabe que todo motorista sem exame toxicológico poderá receber multa a partir de 1° de maio. Procure o laboratório o quanto antes para regularizar essa situação e aproveite para compartilhar esta notícia!