Os SUVs ou Veículos Utilitários Esportivos estão ganhando cada vez mais espaço no mercado automobilístico brasileiro. Este fenômeno teve início antes mesmo da pandemia e agora se consolida como uma tendência dominante. A capacidade de compra dos brasileiros com menor poder aquisitivo diminuiu, levando as montadoras a priorizar segmentos de maior valor agregado.
O Fenômeno SUV
Modelos como Kwid e Mobi se tornaram raros, enquanto versões mais simples de Onix, HB20 e Polo focaram nos frotistas. O varejo, por outro lado, investiu em versões muito bem equipadas, e mais caras. No entanto, mesmo esses hatches compactos estão desaparecendo. O que outrora era o maior segmento do país tanto em volume quanto em número de modelos, atualmente tem poucos representantes.
Os SUVs oferecem um espaço interno amplo e confortável, o que os torna ideais para famílias e viagens longas. Outra vantagem dos SUVs é a sensação de segurança que eles proporcionam. Com sua carroceria mais alta, os ocupantes têm uma visão privilegiada da estrada, além de contar com sistemas avançados de segurança, como freios ABS e airbags. Esses veículos também costumam ser equipados com tração nas quatro rodas, o que aumenta ainda mais a estabilidade e a aderência em diferentes condições de pista.
A Ascensão dos SUVs Subcompactos
Os exemplos de Nivus e Kardian mostram um novo fenômeno no mercado brasileiro. Os antigos hatches compactos premium estão sendo substituídos por SUVs B compactos, ou SUVs subcompactos. Após o lançamento do Nivus, chegaram o Pulse, da Fiat, e o Kardian.
A Jornada dos Hatches
Dar mais vão livre do solo a hatches não é fenômeno novo no Brasil. Lembra do CrossFox? Aliás, o próprio Sandero Stepway é um representante daquela época. No entanto, na época do CrossFox, nem as montadoras chamavam esses produtos de SUVs, porque ainda não havia a diretriz de que, para fazer sucesso no Brasil, é preciso ser utilitário-esportivo.
A Era dos SUVs
Os SUVs subcompactos são modelos posicionados, em suas gamas, abaixo dos compactos. No caso da VW, o T-Cross está acima do Nivus. O Duster ocupa esse papel na Renault e o Fastback, na Fiat. Os produtos têm algo em comum. Eles são, na verdade, hatches. Porém, trazem vão livre do solo mais altos que os de Polo, Onix e cia. Além disso, são muito bem equipados desde a versão mais simples.
Um dos principais motivos para a popularidade dos SUVs no Brasil é a sua adaptação às necessidades do mercado local. Muitos modelos oferecem opções de motores flex, que podem ser abastecidos tanto com etanol quanto com gasolina, o que é uma vantagem em um país onde o preço dos combustíveis é alto. Além disso, os SUVs são ideais para enfrentar as ruas esburacadas e estradas mal conservadas, tão comuns no Brasil.
Primeira Tentativa com os Hatches
Aí veio o WR-V. Aquela foi a primeira vez que uma marca lançou uma versão com vão livre do solo elevado de um hatch – o Fit, que muitos chamam de monovolume – com um nome não associado ao do produto de origem. A montadora apresentou o carro como um SUV subcompacto – abaixo do HR-V.
O Futuro dos Automóveis no Brasil
Por ora, os SUVs subcompactos substituem os hatches premium. Mas e no futuro? Enquanto a Renault lança o Kardian e a Honda anuncia o WR-V, pouco se fala sobre o que ocorrerá com Onix, Polo e HB20. Produtos inéditos nessa categoria? Há poucos rumores, ou nenhum.
Impacto no Consumidor
Por isso, os SUVs subcompactos deverão ser os carros de entrada no Brasil a médio prazo. Pode até existir versões menos equipadas, voltadas a frotistas. Produtos mais em conta, como o Kwid – que a Renault também chama de SUV? Não dá para descartar.
Os Chineses no Mercado
E as chinesas? As chinesas têm preços mais democráticos, mas estão interessadas em elétricos ou, ao menos, eletrificados. Essas tecnologias ainda levarão tempo para ter grande volume no Brasil.
O futuro dos SUVs no mercado automobilístico brasileiro
Com o crescimento do mercado de SUVs, é de se esperar que as montadoras continuem investindo no desenvolvimento e lançamento de novos modelos, buscando atender às demandas e preferências dos consumidores brasileiros. Além disso, a personalização e melhoria dos SUVs por meio de serviços e acessórios também devem se tornar cada vez mais populares.
A mudança de hatches para SUVs representa uma mudança significativa na indústria automobilística brasileira e vem se tornando tendência entre os carros favoritos.