Hoje em dia, as pessoas estão buscando maneiras de fazer renda extra para ajudar nas contas mensais. Por causa disso, as discussões sobre o tempo de trabalho e as regras acerca desse tipo de serviço estão dando o que falar. Vamos falar sobre quantas horas o Uber pode trabalhar por dia de acordo com as mudanças que votadas no congresso nacional.
Visto que, a regulação da profissão de motorista de aplicativo segue aguardando o processo na Câmara dos deputados por meio de um projeto de lei 012/2014. Por isso vamos falar um pouco mais sobre o assunto para coletar aqueles que pensam em fazer renda extra utilizando seus carros para trabalhar com aplicativos. Sendo assim, confira:
Veja quantas horas o Uber pode trabalhar por dia
Hoje em dia, as principais empresas de transporte por aplicativo aconselham os motoristas a dirigir no máximo 12 horas por dia com descanso mínimo de 6 horas entre uma jornada e outra. No entanto, o projeto de lei complementar que segue em tramitação na Câmara dos deputados visa regulamentar isso e reduzir a jornada diária oferecendo uma remuneração mínima para esses trabalhadores.
Desse modo, eles teriam uma proteção legal para recorrer a fim de garantir que seus direitos sejam respeitados. Por causa disso, preparamos esta matéria para falar um pouco mais sobre o assunto que tem gerado muita discussão entre os trabalhadores e as empresas como Uber e 99 que são os maiores players do mercado.
Por que não existe jornada de trabalho para Uber?
A jornada de trabalho para motorista de aplicativo nunca foi definida antes porque esse serviço sempre foi considerado como uma renda extra ou autônoma. Desse modo, muitos motoristas passam muitas horas dirigindo sem considerar o descanso necessário a fim de aumentar a renda no final do mês. Mas, essa prática gera muito desgaste e isso foi o motivo que gerou a criação do PLC 012/2024 que segue em trâmite na câmara.
Neste projeto, diversas situações estão envolvidas como a remuneração mínima, enquadramento previdenciário desses profissionais e a jornada de trabalho definida. No entanto, algumas desvantagens estão ligadas a isso também porque os motoristas de aplicativos de entregas não foram mencionados no projeto e essas mudanças podem levar a perda desses trabalhadores entenderão que não compensa trabalhar mais como motoristas de aplicativo.
Além disso, o valor definido como mínimo para o pagamento dos motoristas de aplicativo pode não ser viável para que as empresas mantenham a quantidade de pessoas que trabalham atualmente nesta função. Desse modo, existe o risco de perder as empresas que prestam esse serviço atualmente.
Pois, a redução da carga horária faz com que o lucro dos motoristas diminua consideravelmente em razão da menor quantidade de corridas realizadas. Portanto vamos aguardar os próximos capítulos dessa discussão que tem gerado muito desentendimento nas redes sociais. Pois, se perguntar ao motorista quantas horas o Uber pode trabalhar por dia ele vai responder que não existe um limite para quem precisa de dinheiro. Atualmente, o projeto de lei está na comissão de indústria, comece serviços e ainda deverá passar pelas comissões de trabalho e constituição e justiça.