Se você está na dúvida se moto elétrica precisa de CNH, então chegou ao lugar certo. Hoje vamos tirar todas as suas dúvidas sobre este tema, para você entender de uma vez por todas se precisa ou não de carteira de habilitação para este tipo de veículo.
Cada vez mais populares, as motos elétricas e pequenas motos e bicicletas de motor a combustão são uma verdadeira sensação e todo mundo parece ter aderido ao novo meio de transporte que é barato e acessível, principalmente para se locomover dentro da cidade e em pequenas distâncias.
Sendo assim, informar-se a respeito é muito importante para evitar problemas relacionados a multa e apreensão. Continue a leitura e fique por dentro de todos os detalhes a respeito do assunto.
Saiba o que é a CNH ACC
A Carteira Nacional de Habilitação para Conduzir Ciclomotores (CNH ACC) é um documento que permite o condutor a operar ciclomotores, também conhecidos como “cinquentinhas”.
Ele engloba tanto motos elétricas quanto por combustão. Esses veículos têm até 50 cilindradas e uma velocidade máxima limitada a 50 km/h.
Para obter a CNH ACC, o candidato deve passar por um processo bem parecido ao da habilitação para carros e motos, no entanto, focado nas características e normas específicas para ciclomotores.
Isso inclui aulas teóricas sobre legislação de trânsito, primeiros socorros e direção defensiva, bem como aulas práticas para aprender a operar o veículo de forma segura e responsável, totalizando então 5 horas aula.
A CNH ACC é importante pois regulamenta e controla o uso desses veículos de pequeno porte, garantindo que apenas pessoas capacitadas e habilitadas possam conduzi-los.
Além disso, ter a CNH ACC é necessário para transitar legalmente com esses veículos, evitando infrações e penalidades por dirigir sem habilitação adequada. Lembre-se que a ACC não autoriza o condutor a dirigir ou pilotar outros tipos de veículos, como motos comuns ou carros de passeio.
Moto elétrica precisa de CNH?
A resposta é: depende. Se a moto elétrica tiver mais de 4kW de potência e alcançar velocidades acima de 60Km/h, então precisa sim. Já as motos elétricas com potências menores estão liberadas da obrigatoriedade da ACC.
Ainda, devemos lembrar de que moto elétrica precisa de CNH e deve também ter emplacamento. Ou seja, se você comprou uma moto elétrica recentemente e ela precisa de ACC, você deve emplaca-la para não ser autuado em mais uma infração segundo as nossas leis de trânsito e o CTB.
Qual a multa para quem pilota ciclomotor sem CNH?
Pilotar ciclomotor sem a CNH ou ACC gera multa de R$293,47, por se tratar de uma infração gravíssima. Além disso, o veículo pode sofrer uma retenção até que uma pessoa habilitada venha a pilotar para retirá-lo do local, ou até mesmo pode ir parar nos pátios do Detran.
Sendo assim, não vale nem um pouco a pena que você tome a iniciativa de dirigir um veículo destes sem a devida preparação e sem o documento necessário, já que o prejuízo pode ser grande.
Agora que você já sabe que moto elétrica precisa de CNH, então regularize sua situação se for o caso e compartilhe com seus amigos que têm moto elétrica também.