Será que renovar CNH zera os pontos? Se você é motorista e já levou multas, provavelmente tem esta dúvida comum. Afinal, como será emitido um novo documento, existe mesmo a possibilidade de os pontos que você já acumulou desaparecerem? É disso que iremos falar hoje.
Sendo assim, acompanhe a leitura agora e descubra mais a respeito dos pontos na CNH, bem como entenda como eles podem zerar pontos de forma correta e dentro das leis de trânsito.
Leia Também: CNH GRÁTIS
Como funcionam os pontos na CNH?
Os pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) funcionam como um sistema que registra as infrações de trânsito. Cada infração tem uma pontuação, e acumular um número de pontos pode resultar em penalidades para o motorista.
O nosso Código de Trânsito Brasileiro (CTB) regula as regras de pontuação. As infrações estão quatro grupos: leve, média, grave e gravíssima. Cada categoria tem uma pontuação diferente, que varia de 3 a 7 pontos, respectivamente.
Quando um motorista comete uma infração de trânsito, os pontos vão para a sua CNH. Por exemplo, uma infração leve adiciona 3 pontos, enquanto uma infração gravíssima pode adicionar até 7 pontos.
Quando um motorista atinge o limite de pontos permitido em sua CNH, que é de 20 pontos para condutores comum e 40 pontos para motoristas profissionais, ele fica sujeito a penalidades.
Isso pode incluir a suspensão do direito de dirigir por um período determinado, além da obrigatoriedade de realizar um curso de reciclagem.
Um fato importante é que os pontos valem por 12 meses a partir da data da infração. Ou seja, depois desse tempo, os pontos zeram e saem do prontuário do condutor.
Mas será que renovar CNH zera os pontos? É isso que iremos descobrir agora mesmo, acompanhe.
Renovar CNH zera os pontos?
Não! Renovar CNH não zera os pontos que você já tem. Sendo assim, mesmo emitindo um novo documento, o tempo base de 12 meses a contar da data em que se cometeu a infração continua valendo, ou seja, os pontos seguem em seguem em seu prontuário.
Muitos condutores acabam tendo a ideia errada de que ao renovar CNH ou então ao transferir o documento de estado pode zerar os pontos que já têm. No entanto, saiba que isso não existe. Redobre a atenção e continue não cometendo infrações de trânsito.
Qual a forma de zerar os pontos da CNH?
Se você esperar os 12 meses da data em que cometeu a infração, os pontos referentes a ela somem da CNH. Além disso, em alguns casos, há a opção de se fazer um curso preventivo de reciclagem para tirar os pontos da carteira, mas saiba que apenas os condutores que exercem atividade remunerada têm essa opção.
Ou seja, para todos os outros motoristas, vale a regra dos 12 meses. Sendo assim, você descobriu que dizer que renovar CNH zera os pontos é mentira. Evite bater o limite, pois certamente a sua carteira pode sofrer uma suspensão e isso é uma penalidade gravíssima. Compartilhe este artigo para que mais pessoas entendam como essa regra funciona e evitem perder a habilitação.