Você sabe como incluir EAR na habilitação? Esta sigla que significa que você exerce atividade remunerada utilizando o seu veículo é muito importante para quem trabalha com transportes. Mas, entenda que não se trata de uma categoria de CNH como A, B ou C porque essa informação é apenas uma declaração de que o condutor está apto para trabalhar utilizando o seu veículo.
Essa informação é transcrita na parte de trás da CNH com uma fonte pequena. Ou seja, é uma informação adicional como a de condutores que constam o uso de quaisquer lentes de aumento para dirigir. Portanto, leia mais e descubra como incluir EAR na habilitação:
Por que incluir EAR na habilitação?
Como foi dito, a presença das Letras EAR no verso da sua CNH não significa que você possa dirigir qualquer veículo para trabalho. Por exemplo, suponha que você tem uma habilitação categoria B que te permite dirigir veículos de até 3,5 toneladas. Então, mesmo que a sua CNH autorize que exerça atividade remunerada, você não poderá dirigir um veículo maior que esse como um caminhão para trabalho, por exemplo. Afinal, essa função permitirá que você utilize somente veículos da sua categoria para trabalhar de forma regularizada. Ou seja, você poderá ser um taxista, por exemplo.
Motoristas que incluem o EAR na CNH recebem avaliações psicológicas e toxicológicas com mais frequência do que motoristas que não trabalham com o carro. O maior motivador disso é, segundo o Detran, tornar o trânsito mais seguro para todos – motoristas e passageiros.
Passo a passo de como incluir EAR na habilitação
Até agora, você entendeu a importância da sigla EAR para quem precisa trabalhar utilizando qualquer veículo. No entanto você sabe como incluir EAR na habilitação? Se não, veja o passo a passo que separamos a partir de agora:
Em primeiro lugar, você precisa estar habilitado para solicitar a possibilidade de exercer atividade remunerada utilizando seu veículo. Portanto, procure auto escola e realize todos os procedimentos necessários para tirar sua primeira CNH;
Se você já tem a CNH acesse o site do Detran do seu estado e solicite a inclusão “exerce atividade remunerada” o presente no portal;
Depois disso você terá que passar por um processo psicológico e exame psicotécnico para avaliar se você está apto para trabalhar transportando pessoas ou objetos;
Então, faça o pagamento das taxas ao Detran do seu estado e isso pode ser feito em quaisquer casas lotéricas;
Depois disso, envie todos os documentos necessários para o Detran a fim de incluir a função que alega que você exerce atividade remunerada utilizando o seu veículo.
Logo abaixo, separamos a lista dos documentos necessários para incluir EAR na habilitação. Portanto, veja a seguir:
Carteira nacional de habilitação;
Formulário os exames médico e psicológico aprovados;
Comprovante do pagamento das taxas realizado;
Exame toxicológico necessária apenas para as categorias C,D,E
No Estado de São Paulo o custo do exame psicológico necessário para incluir EAR na habilitação é de 131, 90 reais e o custo para emissão da nova CNH com a sigla de que exerce atividade remunerada é de 124, 06 reais.