RPMon, o transporte de carga viva, também conhecido como o transporte de animais, é um pilar crucial para diversos setores da economia brasileira. Seja na agricultura, pecuária, zoológicos ou até mesmo nas forças policiais, essa prática desempenha um papel fundamental. Mostraremos os detalhes por trás do transporte de animais, com foco especial no Regimento de Polícia Montada “Coronel Dulcídio” (RPMon) de Curitiba, Paraná.
De acordo com o Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), o transporte de carga viva ocorre quando há o deslocamento de animais de produção (ou de interesse econômico), esporte, lazer e exposição. As diretrizes para essa atividade estão estabelecidas na resolução nº 791/20 do órgão regulador.
A Importância do Transporte de Animais na Cavalaria Policial
O RPMon, localizado no bairro Tarumã em Curitiba, é responsável pelo patrulhamento ostensivo e preventivo da capital paranaense e da região metropolitana. Os cavalos do regimento são empregados em diversas situações, como jogos de futebol, reintegrações de posse, shows e locais com aglomerações de pessoas.
As determinações para cada patrulhamento são provenientes do Comando de Policiamento Especializado (CPE). Essa unidade especial da Polícia Militar do Paraná desempenha um papel crucial no transporte e no emprego dos animais em operações de segurança pública.
Raças e Preparação dos Cavalos do RPMon
O RPMon conta com uma variedade de raças equinas, incluindo lusitanas, SRD (Sem Raça Definida) e BH (Cavalo Brasileiro de Hipismo). Esses animais passam por um rigoroso processo de treinamento, conhecido como “dessensibilização”, a partir dos três anos de idade.
Segundo o médico veterinário Enio Granatto, responsável técnico pelos cães e equinos da PMPR e especialista em cirurgia e reprodução clínica de equinos, a “dessensibilização” é essencial para preparar os cavalos para a rotina de policiamento.
“A doma acontece, principalmente, no haras da Unidade, local onde também ocorre a reprodução de equinos. Eles nascem, começam a ser manejados logo após o parto e, quando chegam aos três anos de idade, iniciamos a doma dos cavalos. É nesse momento que os machos são castrados”, explica Granatto.
Estrutura Especializada para o Transporte de Carga Viva
O RPMon dispõe de seis veículos especializados, conhecidos como “box”, para o transporte de cavalos. Cada caminhão possui divisórias que criam espaços individuais com 80 cm de largura, acomodando de seis a dez animais, dependendo da operação.
Esses veículos são projetados especificamente para o transporte de equinos, com recursos como:
- Rampa suave e antiderrapante;
- Piso emborrachado;
- Serragem para conter as necessidades fisiológicas dos animais durante o trajeto;
- Janelas basculantes para ventilação;
- Refrigeração para manter a temperatura ambiente adequada.
Granatto destaca que “os caminhões do Regimento são preparados para o transporte de equinos, tendo rampa com uma inclinação suave, não sendo uma elevação íngreme e nem muito longa. Isso também possibilita o embarque e desembarque em qualquer lugar, sem a necessidade de um barranco, diferente do caminhão boiadeiro, por exemplo”.
Além disso, cada divisória é projetada para evitar o contato entre os cavalos durante o transporte. “O caminhão é estruturado com baias, evitando que um cavalo tenha contato com o outro. As baias são divididas e compartimentalizadas com argolas, para que o animal seja amarrado com segurança”, acrescenta o especialista.
Monitoramento em Tempo Real e Paradas Obrigatórias
Alguns dos caminhões do RPMon já estão equipados com câmeras, permitindo que o motorista monitore os cavalos durante o transporte. Essa medida visa garantir a segurança e o bem-estar dos animais.
Devido à necessidade de evitar a desidratação, principalmente durante o verão, Granatto enfatiza a importância de realizar paradas técnicas ao longo do trajeto. A recomendação é fazer uma pausa para hidratação a cada três ou quatro horas de viagem.
“Pelo bem-estar dos cavalos, dependendo da duração da viagem, orientamos a parar depois de três ou quatro horas para tirar os cavalos do caminhão. Como eles são bem mansos, os policiais conseguem realizar paradas, fornecer água e descanso, para depois retornar à estrada. Isso é recomendado para viagens de longa duração, que tomam de oito a dez horas na estrada”, destaca o médico veterinário.
Condução Cuidadosa e Experiência do Motorista
Além das paradas obrigatórias, outro aspecto crucial no transporte de carga viva é a condução cuidadosa do veículo e a experiência do motorista com caminhões box. Granatto enfatiza que o transporte de animais exige atenção redobrada, evitando freadas bruscas que possam colocar em risco a segurança dos cavalos.
Procedimentos Pós-Patrulhamento
Após o patrulhamento, os policiais do RPMon seguem um checklist rigoroso para garantir o bem-estar dos cavalos. Esse processo inclui:
- Retirada da sela do animal;
- Limpeza e “rasqueamento” do cavalo;
- Verificação de possíveis pedras presas no casco;
- Condução do cavalo para a baia, permitindo seu resfriamento adequado.
Esses procedimentos são essenciais para minimizar o estresse e possíveis lesões nos animais após o serviço de patrulhamento.
Capacitação para o Policiamento Montado
O 2º Tenente do RPMon, Victor Klemtz, destaca a importância da capacitação dos policiais para o Policiamento Montado. Cada policial que ingressa na unidade é direcionado para um curso de capacitação específico.
“Eles começam com as técnicas básicas até as avançadas, que consistem em: como tirar o cavalo da baia e manter a limpeza do espaço; como encilhar o cavalo; além disso, dá início à parte montada (posicionamento em cima do cavalo, controle de rédeas) até a parte de policiamento (abordagem montada e ação de choque, por exemplo)”, explica Klemtz.
Essa formação abrangente garante que os policiais estejam preparados para lidar com os desafios do Policiamento Montado, desde os cuidados básicos com os animais até as técnicas avançadas de segurança pública.
Dia da Cavalaria: Uma Homenagem à Tradição
No dia 10 de maio, celebra-se o Dia da Cavalaria no Brasil. Essa data é uma homenagem ao nascimento do Marechal Osório, considerado o patrono da arma, e também uma celebração das raízes históricas dessa tradição.
Embora a origem oficial da cavalaria no Brasil date do século XIX, existem indícios de que suas raízes remontam ao ano de 1711, quando havia a necessidade de preservar o ouro do estado de Minas Gerais.
Além disso, a celebração também homenageia a ampla participação do Marechal Osório nas guerras da Cisplatina e da Tríplice Aliança, reconhecendo sua importância histórica para a cavalaria brasileira.
O transporte de carga viva, especialmente no contexto do RPMon, é uma atividade complexa que exige cuidados especiais e infraestrutura adequada. Desde a preparação dos cavalos até o embarque, transporte e desembarque, cada etapa é cuidadosamente planejada e executada, visando garantir o bem-estar dos animais e a segurança de todos os envolvidos.
Com a crescente demanda por serviços de segurança pública, é essencial que as autoridades continuem investindo em tecnologias e treinamentos para aprimorar o transporte de carga viva, mantendo-se alinhados às melhores práticas e regulamentações vigentes.
Ao desvendar os bastidores do RPMon, fica evidente o compromisso e a dedicação dessa unidade policial em preservar a tradição da cavalaria, aliada à adoção de métodos modernos e humanitários no trato com os animais. Essa abordagem exemplar contribui não apenas para a eficácia das operações, mas também para a valorização do respeito e do cuidado com todas as formas de vida.