Você sabe o que é o CIRETRAN e para que serve esse órgão de trânsito que é menos popular do que o Detran e o Senatran? Nesta matéria, você vai entender porque ele é importante para o trânsito e como ajuda o Detran na realização de serviços relacionados a isso. Portanto, veja até o final e entenda tudo sobre essa instituição para cobrar seus direitos quando precisar disso.
O que é o Ciretran?
O Ciretran é uma subdivisão do Detran e, portanto, funciona como um apoio para desafogar o Departamento de Trânsito. Ou seja, essa instituição permite uma descentralização das responsabilidades do Detran garantindo serviços diversos para os motoristas. Então, você vai entender o que pode ser feito no Ciretran sem a necessidade de visitar o órgão principal.
Afinal, a Ciretran acumula as mesmas responsabilidades relacionadas ao trânsito especialmente nos horários de pico. Pois, ele oferece orientações aos condutores e todos os agentes presentes nas vias públicas brasileiras. Visto que, ele atua tanto na fiscalização de veículos como de condutores.
Por causa disso, a Ciretran também emite multas, regulariza taxas e imprime documentos para os motoristas. Além disso, esse órgão é o principal responsável por realizar exames para quem está pleiteando o direito de adquirir a CNH (Carteira Nacional de Habilitação). A ideia é de que ele consiga ajudar o Detran na realização desses serviços em uma esfera mais regional. Desse modo, o órgão confere mais celeridade aos processos fundamentais no trânsito.
Diferenças entre Contran, Detran e Ciretran
A aplicação das normas e devida fiscalização de trânsito brasileiro conta com 3 departamentos importantes: Detran, Contran e Ciretran. Ambos são igualmente essenciais para garantir boas práticas no trânsito e realizar serviços para os condutores. Por isso, entenda a diferença entre eles:
- Contran: O conselho Nacional de Trânsito é o órgão supremo do trânsito que possui sede em Brasília e estabelece normas. Ademais, essa instituição regula a fabricação de veículos e cuida de multas que foram tomadas fora do seu estado de origem.
- Detran: O Departamento de Trânsito é o órgão mais popular e vem abaixo do Contran na hierarquia. Ele é responsável por garantir a ordem e cumprimento das leis de trânsito. Além disso, ele oferece diversos serviços para os motoristas e seus respectivos veículos.
- Ciretran: Por fim, o Ciretran surge para oferecer um serviço local mais organizado no interior dos estados. Portanto, veja o que é Ciretran e para que serve agora mesmo:
Para que serve o Ciretran?
A Ciretran oferece muitos serviços aos motoristas e proprietários de automóveis de forma mais descentralizada. Por meio dele, você consegue fazer transferência, licenciamento e registro de veículos adquiridos. Ademais, o Ciretran é responsável por regularizar multas e expedir autorização especial para algumas modalidades.
Muitos serviços oferecidos pela Ciretran podem ser realizados de forma online para facilitar e acelerar o processo. Desse modo, o Detran consegue trabalhar com mais celeridade para realizar todos os serviços que são oferecidos pelo órgão. Afinal, quem dirige sabe bem a burocracia envolvida em instituições como as que foram apresentadas nesta matéria, não é mesmo?