Pensando em ir à praia passar um tempo com a família e bateu aquela vontade de alugar um reboque para levar a lancha? Leia esta matéria antes de fazer isso para conhecer as regras para uso do reboque. Afinal, desejamos que sua viagem não lhe traga qualquer problema com os agentes responsáveis pela aplicação das leis de trânsito durante o trajeto.
Afinal, qualquer pessoa que deseja carregar carretinha precisa se adequar às regras para uso do reboque que preparamos nesta matéria. Portanto, saiba o que diz a legislação de trânsito a respeito dessa prática para não correr riscos desnecessários. Afinal, sua viagem pode ser mais segura e sem penalidades seguindo as recomendações apresentadas a seguir. Portanto, veja até o final!
Veja as regras para uso do reboque
Em primeiro lugar, entenda que existem diversas regras para uso do reboque e vamos dividir em tópicos para abordar tudo sobre elas. Então, veja abaixo:
Registro do reboque
Primeiramente, entenda que o Código de Trânsito Brasileiro estipula que o reboque deve ser registrado assim como os veículos. Esse processo deve ser feito até 30 dias depois que a carretinha foi adquirida. Além disso, ela precisará ser emplacada e manter documentação em dia com os órgãos de trânsito.
O registro do reboque deve ser atualizado toda vez que mudar de casa ou cidade ou alterar qualquer característica original da carretinha também. Ademais, a venda deve ser comunicada e a transferência realizada assim como ocorre com veículos comuns.
Itens obrigatórios no reboque
Entre as regras para uso do reboque não podemos deixar de falar dos itens obrigatórios na carretinha. Afinal, resolução 14 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) determina que o reboque deve contar com alguns equipamentos indispensáveis. São eles:
- Para choque traseiro;
- Proteção para as rodas;
- Lanterna de freio traseira;
- Luz de posição acesa na traseira;
- Freio de estacionamento para veículos fabricados a partir de 1997;
- Pneus em boas condições de uso.
Desse modo, falta falar apenas sobre a habilitação necessária para usar reboque no seu veículo. Portanto, veja a seguir:
Habilitação para usar reboque
Motoristas precisam ter a CNH B para conduzir reboque em seus veículos. No entanto, a soma do carro com a carretinha não pode exceder o limite de 6.000 kg. Afinal, esse peso é reservado para condutores que tenham CNH categoria C.
Além disso, a largura máxima do reboque não pode ultrapassar 2,6 metros e altura não pode exceder 4,4 metros. Quanto ao comprimento, o limite máximo é de 19,8 metros com balanço traseiro de 3,5 metros.
Velocidade e capacidade máxima
Por fim, entenda que a velocidade e a capacidade de carga entram na lista de regras para uso do reboque também. Visto que, veículos que transportam carretinhas precisam seguir a velocidade limitada aos veículo de carga como caminhões nas estradas. E, a capacidade de carga dependerá de cada modelo. Por isso, verifique no manual do fabricante para não exceder esse limite porque isso poderá interferir no equilíbrio prejudicando a dirigibilidade desses veículos.