Qualquer motorista que esteja passando por um processo de suspensão da carteira de habilitação precisa saber o que é reciclagem de CNH. Afinal, esse processo é muito comum no Brasil, seja para se atualizar sobre leis, seja para cumprimento de pensa com suspensão do direito de dirigir. Portanto, veja esta matéria até o final e entenda tudo sobre o assunto!
Veja o que é reciclagem de CNH
No Brasil, muita gente já teve que fazer o curso de reciclagem de CNH para cumprir pena de suspensão do direito de dirigir. Esta, por sua vez, acontece por causa de infrações gravíssimas que tenham sido cometidas pelos condutores. Portanto, se você está nessa situação leia esta matéria inteira.
Pois, o curso de reciclagem deve ser feito por todos os condutores que perderam o direito de assumir o volante temporariamente. Essa penalidade é imposta pelo Detran (Departamento de Trânsito) para os condutores que infringem as leis de trânsito vigente em caráter gravíssimo. Além disso, motoristas que excedam a soma de 20 pontos na CNH também devem passar por esse processo.
A Resolução número 730 é a que aborda o processo de reciclagem de CNH. De acordo com ela, o condutor deve entregar o documento ao Detran e respeitar o prazo estabelecido pelo órgão para cumprimento da pena pela infração cometida. Depois disso, o motorista poderá iniciar o curso de reciclagem que é o primeiro passo para reabilitação do condutor ao trânsito novamente. Então, veja mais sobre esse curso:
Como funciona o curso de reciclagem de CNH
O curso de reciclagem de CNH possui aulas que ensinam as leis de trânsito, direção defensiva, primeiros socorros e relações pessoais. Desse modo, o curso segue o que rege a Resolução número 168/2004 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito). Você deve ter percebido que o conteúdo das aulas é o mesmo que se aprende quando tira a carteira de motorista na autoescola, não é mesmo?
O conteúdo é semelhante, mas é aplicado em um tempo mais reduzido. Afinal, as aulas teóricas chegam a 30 horas ao invés de 45 horas que é o tempo das autoescolas. Depois disso, o aluno deverá realizar uma prova com 30 exercícios dos quais 21 precisam ser respondidos corretamente.
Ao contrário do processo para tirar carteira de motorista, o curso de reciclagem de CNH não exige aulas práticas. E, caso não seja aprovado no exame teórico, o candidato poderá fazer a prova novamente em até 5 dias depois da primeira vez que tentou. E, se o condutor não conseguir acertar 70% das questões novamente, um atendimento individual será necessário para reforçar o conteúdo aprendido no curso.
Quanto tempo demora a reciclagem de CNH?
Como foi dito, o processo de reciclagem é essencial para quem perdeu o direito de dirigir de forma temporária por ter cometido infrações ou ultrapassado o limite de pontos na CNH. E, o curso para adquirir o direito de dirigir novamente é de 30 horas com um exame de 30 questões ao final do processo. Dentro dessa carga horária, o condutor vai aprender 12 horas de legislação de trânsito, 8 horas de direção defensiva, 6 horas de relações pessoais e 4 horas de primeiros socorros.
Depois disso, a prova terá duração de 40 minutos até 60 minutos e o motorista deverá acertar 70% das questões da prova.
O que acontece depois do curso de reciclagem de CNH?
Você fez o curso e realizou o exame obtendo sucesso na prova que foi aplicada? Nessa hora, o CFC (Centro de Formação de Condutores) emitirá um documento que deverá ser levado ao Detran da sua cidade. Então, basta você esperar que o período de suspensão acabe para que possa retornar ao trânsito com seu veículo.
Além disso, você voltará com sua CNH livre de quaisquer pontos. Portanto, não cometa mais nenhuma infração para não voltar a contabilizar novamente!