Será que você pode fazer repasse de financiamento de carro? Nesta matéria, vamos falar tudo sobre essa possibilidade que tem sido opção de muitos consumidores atualmente. Afinal, o financiamento de veículos é algo muito popular entre os brasileiros porque muita gente só consegue comprar carro dessa maneira.
Em 2022, um levantamento apontou que 5,4 milhões de veículos foram vendidos sob a forma de financiamentos bancários. Esses dados foram apontados pelo Sistema Nacional de Gravames (SNG). Esse valor representa uma queda de 8,2% em relação ao ano anterior, mas ainda são valores expressivos.
No entanto, o que acontece é que algumas pessoas não conseguem arcar com suas dívidas e acabam precisando fazer repasse de financiamento de carro para se livrar desse débito e da alienação fiduciária. Mas, será que isso é permitido? Preparamos esta matéria para falar sobre o assunto. Então, veja mais!
Será que você pode fazer repasse de financiamento de carro?
O repasse de financiamento de carro pode ser a única saída para quem comprou um veículo e não está conseguindo lidar com as prestações a serem pagas. Então, seja por endividamento exagerado, seja por mudança de planos, é natural que uma pessoa nessa condição se pergunte se pode fazer repasse de financiamento veicular.
Portanto, entenda que esse processo só pode ser feito entre duas pessoas físicas ou duas pessoas jurídicas. Ou seja, uma PJ não pode fazer repasse de financiamento para uma PF e vice-versa, entendeu? Além disso, a transferência de dívida é feita somente quando algumas prestações já foram pagas e vamos falar sobre isso logo abaixo. Confira:
Como funciona o repasse de financiamento de carro?
Como foi dito, a pessoa que deve ao banco só pode fazer repasse de financiamento de carro depois de pagar determinada parcela do valor total do empréstimo realizado. A quantidade de prestações e valores variam de acordo com cada instituição financeira. Portanto, você precisa procurar a agência que financiou esse automóvel para você e conhecer esses valores antes de vender seu automóvel.
Além disso, o comprador atual precisará ir à agência para solicitar uma avaliação de crédito a fim de saber se poderá assumir o empréstimo. Desse modo, a agência vai afirmar se o novo comprador do carro financiado poderá pagar esse valor que será confirmado com a assinatura de um contrato novo.
Ademais, uma tarifa por aditamento de contrato será cobrada antes que a transferência seja finalizada. Desse modo, o antigo dono poderá passar o veículo para o comprador atual deixando de arcar com qualquer prestação ligada á instituição credora.
Qual o custo para fazer repasse de financiamento de carro?
O repasse de financiamento de carro é possível e o atual dono poderá passar o débito para algum comprador interessado. No entanto, o aditamento contratual será cobrado do proprietário do veículo que deseja repassar o financiamento.
Além disso, a instituição poderá cobrar uma taxa de transferência da dívida que varia entre 400 e 800 reais de um banco para outro. Ademais, você pode fazer repasse de financiamento de carro, mas o comprador precisará gastar com a transferência do veículo também para seu nome.