Nesta matéria, vamos falar tudo sobre o Fiat Grand Panda que será apresentado na Europa no dia 11 de julho. Nesse dia, a montadora italiana completará 125 anos de história e esse modelo será marcado pelo lançamento nesse ano tão especial. Por lá, esse modelo é um dos mais importantes da marca e merece destaque em uma efeméride tão importante para os europeus. Além disso, a novidade é muito relevante para os brasileiros e é sobre isso que vamos falar a partir de agora. Afinal, o Panda pode surgir para substituir o lugar de modelos como Argo e Strada, por exemplo.
Entre os europeus, o Fiat Grand Panda tem o mesmo carinho que os brasileiros têm pelo Uno por aqui. Afinal, o modelo possui um nome histórico de veículos que são fabricados desde 1980 e que existem até os dias atuais e que já participou até de uma expedição na Amazônia. Esse compacto popular que já teve até versões 4×4 poderá ser globalizado nos próximos anos. Veja mais!
O que se sabe sobre o Fiat Grand Panda
De acordo com o site italiano AlVolante.it, a patente de uma nova geração do Fiat Grand Panda foi registrada na Itália e esse modelo será baseado no Citroen e-C3. Por isso, podemos notar algumas semelhanças entre os modelos desde o formato das portas até os retrovisores. No entanto, existem algumas exclusividades no desenho como a frente com superfície lisa e faróis pequenos.
Entre os faróis podemos notar uma barra que traz o logotipo tradicional dos anos 80 e 90 de barras inclinadas em sentido diagonal. As lanternas serão quadradas relembrando aos modelos encontrados no Jeep Renegade com uma barra ligando as duas extremidades luminosas.
De acordo com o site italiano, o Fiat Grand Panda será produzido na Sérvia para ser vendido no mercado europeu e está previsto para vendas até o fim de 2024. A informação é de que o modelo chegará à América do Sul, mas que é improvável imaginar que chegue ao Brasil ainda neste ano.
Se for produzido no Brasil, o carro usaria a mesma plataforma encontrada em modelos como STLA Smart Car, uma evolução da versão atual que usa a CMP. E, como o nome não é tão conhecido em nosso país, talvez a marca utilize o nome Uno novamente para conquistar o coração dos amantes do popular da Fiat.
Qual será o valor do Grand Panda no Brasil?
O Grand Panda deverá ser produzido na fábrica de Betim, em Minas Gerais e deverá contar com motores 1.0 Firefly com câmbio manual ou 1.3 Firefly com câmbio CVT ou Turbo 200 1.0 Turbo micro-híbrido com câmbio automático. Desse modo, o preço inicial segundo a montadora é de R$ 80 mil mantendo-o acima de modelos como Citroen C3 que pode ser encontrado a partir de R$ 70 mil.
Se tudo correr bem, o lançamento do Fiat Grand Panda deverá acontecer no meio do ano de 2026. Portanto, temos mais dois anos para nos atualizar sobre o modelo canônico da marca italiana que já conquistou os brasileiros há anos.