Será que é permitido usar vidro fumê no carro? Nesta matéria, vamos falar tudo sobre o uso da película que é tão comum entre os motoristas brasileiros. Afinal, será que podemos instalar esse material a fim de trazer mais beleza estética e privacidade ao seu veículo? Veja até o final para entender tudo sobre o tema antes de investir seu dinheiro correndo riscos desnecessários.
Saiba se é permitido instalar vidro fumê no carro
A resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) que foi aprovada em maio de 2022 e passou a valer a partir de 2023 trata sobre vidro fumê no carro. A medida que está em vigor atualmente visa garantir mais segurança aos motorista por meio da regulamentação dessa prática.
Segundo a resolução, o percentual mínimo que de luz que precisa passar pela película do vidro é de 70% para os para-brisas e vidros laterais da frente. Por outro lado, os vidros traseiros laterais e do fundo do veículo devem oferecer a passagem mínima de 28% da luz para dentro do automóvel.
Essa norma vale para vidros situados no teto dos veículos também. Anteriormente, o limite mínimo para os vidros dianteiros era de 75%. No entanto, esse valor foi reduzido a fim de garantir mais segurança dos motoristas no trânsito. Logo abaixo, vamos falar mais sobre a norma que mudou as regras sobre vidro fumê no carro e outros elementos dessa natureza. Confira:
O que diz a lei sobre vidro fumê no carro?
A resolução de 2022 que trata sobre vidro fumê no carro também apresenta normas que proíbem a aplicação de adesivos, símbolos pintados ou colados, entre outras maneiras de ocultar o interior do veículo. Além disso, a regulamentação proíbe o uso de películas que tenham bolhas porque elas dificultam a visualização interna do automóvel nessas condições.
Por isso, você precisa procurar profissionais especializados para instalar o insufilm a fim de evitar esse problema que pode gerar multas. Afinal, não é qualquer pessoa que consegue fazer a aplicação sem deixar bolhas ou rugas e isso prejudica a visibilidade no trânsito. Por isso, veja quais as penalidades aplicadas nesse caso.
Veja o valor da multa por vidro fumê no carro com bolhas
A Resolução 960 de 2022 que citamos acima estabeleceu as regras que definem o uso correto do vidro fumê no carro. Por meio dela, os motoristas sabem que precisam instalar essas películas com profissionais a fim de evitar bolhas. Visto que, essas má condições fazem com que a visibilidade seja bastante reduzida, seja para os agentes de fiscalização, seja para os condutores que não veem as ruas.
No entanto, mesmo que um profissional tenha instalado, o tempo vai acabar danificando e criando bolhas e rugas na película. Nesse caso, você precisa realizar a troca para garantir que o vidro fumê no carro esteja translúcido. Caso contrário, a penalidade para quem usa película com bolhas no vidro comete infração grave com multa no valor de R$ 195,23 e aplicação de 5 pontos na carteira de motorista. Além disso, os agentes de trânsito vão exigir a remoção no local da abordagem.